
O presidente do SINPOL-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, acompanhado dos vice-presidentes do sindicato, Renato Rincon e Marcele Alcântara e o secretário geral do sindicato, Paulo Roberto, se reuniram com Jorge Xavier, diretor geral da PCDF, nesta terça-feira (8). Na pauta do encontro, vários temas concernentes aos direitos dos policiais e medidas administrativas de interesse de toda a categoria, como a posse dos novos concursados, saúde, licenças e novas armas. Houve um maior esclarecimento acerca de várias questões, e novas medidas foram anunciadas.
Novas lotações dos antigos policiais Um dos assuntos discutidos foi a mudança de delegacia para policiais antigos. Com a chegada dos novos aprovados pela Academia de Polícia, serão reabertas as inscrições para os policiais optarem pela mudança de lotação que, provavelmente começa a acontecer nos próximos dias. Num primeiro momento cerca de 370 policiais fizeram pedido para mudar de unidade policial. As DCA’S e DEAM foram priorizadas para lotação, em razão das escoltas e por terem características de delegacias circunscricionais. Como houve pouca procura para trabalhar no DPE, é possível que após algum momento os novos policiais sejam aproveitados também nas delegacias especializadas. A verdade é que há falta de efetivo em todas as unidades.
Licença-capacitação A partir da posse dos novos policiais a licença será deferida gradualmente seguindo alguns critérios que a administração da PCDF está formatando. Uma portaria para publicação deverá acontecer em breve trazendo maior garantia aos servidores. Alguns critérios que serão adotados, segundo Jorge Xavier, são: cursos de interesse para a administração, licenças que estão vencendo, relevância do curso, anuência da chefia da unidade, e o atendimento a policiais mais antigos. Os policiais devem formalizar a solicitação para que a Administração se manifeste sobre a concessão da licença.
Licenças prêmio não gozadas referentes ao período de 1999 a 2006 As licenças prêmio não têm sido pagas pela Administração. É importante que o policial requeira o pagamento administrativamente objetivando o ingresso de futuras ações na justiça. Os filiados ao SINPOL-DF têm direito a assistência jurídica gratuita.
Formulário para exame psicológico de renovação de porte de armas dos aposentados Colegas aposentados estavam com dificuldade na renovação do porte de arma, por falta de formulários-padrão. Os formulários já foram adquiridos e já se encontram na PCDF. Prevê-se que os exames comecem em no máximo duas semanas.
Novas armas adquiridas pela PCDF: PT 840 e 640 Um novo lote de armas foi adquirido, principalmente 24/7. Há um pequeno lote de PT’s 840 e 640
. Em razão da portabilidade destas armas,
foi solicitado a Jorge Xavier para que estas fossem distribuídas prioritariamente para os policiais das seções de investigações mais antigos e para as mulheres policiais que tiverem interesse.
Munição Alguns colegas reclamaram da falta de distribuição de munição. Segundo Jorge Xavier, não há falta de munição na PCDF, o problema pode ser pontual de alguma unidade que talvez não tenham feito solicitação à DRM.
Plantão no hospital de base O espaço do Posto Policial do HBB hoje está sendo dividido com os Bombeiros Militares, que se utilizam do local, colocando material infectado no interior do posto, o que pode trazer alguma contaminação aos policiais que lá trabalham. Estão sendo estudadas soluções para a melhoria do local de trabalho. Por falta de espaço disponível no HBB será feito um novo layout da sala onde funciona o plantão. Com a chegada dos novos policiais, solicitamos que as equipes sejam ampliadas.
Ônibus A Polícia Civil irá adquirir um ou dois ônibus que poderão ser disponibilizados, dentre outros fins, para o transporte de policiais entre a estação do metrô da Asa Sul e o Complexo da PCDF.
2ª fase do curso para novos policiais Há a previsão de que a segunda fase do curso dos novos policiais se inicie em agosto, com aulas de abordagem, cumprimento de mandados e investigação, além de outros no ambiente virtual. A Academia está fazendo o cronograma.
Concurso para a carreira de apoio Os estudos para a publicação de edital do concurso para a carreira de apoio estão em fase de conclusão. A direção pedirá 500 vagas. Com a realização desse concurso e a nomeação dos aprovados, espera-se que mais policiais estejam à disposição para atuarem na área fim da PCDF.
SINPOL-DF: Juntos somos fortes!