Greve da PCDF anunciada para a próxima terça repercute na grande imprensa
A greve aprovada em Assembléia Geral Extraordinária (AGE) convocada pelo Sinpol-DF nesta quarta-feira (15), e anunciada para a próxima terça-feira (21), a partir das 8 h, obteve boa visibilidade na grande imprensa. As reivindicações apresentadas pela diretoria do sindicato, como o reconhecimento do nível superior, a definição em lei das atribuições, o realinhamento salarial e a urgente contratação de pelo menos 500 novos profissionais para a PCDF, ocuparam as páginas de vários jornais e sites noticiosos.
O Sinpol pede o envio urgente da Mensagem 251/2014 do GDF para o Congresso Nacional, sob a forma de Projeto de Lei, no qual restará reconhecido o status de nível superior para toda a carreira da Polícia Civil do DF e as atribuições gerais dos respectivos cargos. O documento está na Casa Civil. Em reunião recente da diretoria do Sinpol-DF na Casa Civil, em que estiveram presentes o ministro das Relações Instituicionais, Ricardo Berzoini e a deputada federal Erica Kokay (que também esteve na AGE), foi garantido ao Sinpol que não há mais controvérsia em torno da questão. E, de acordo com a liderança sindical, é exatamente por isso que a pressão, por meio da greve, está sendo feita. A inércia do governo não mais se justifica.
A iniciativa da categoria, capitaneada pelo Sinpol, já fez o GDF se pronunciar. Veja a nota do GDF enviada ao site G1 (da Rede Globo).
A diretoria do Sinpol reitera que não há radicalismo e intransigência em reconhecer em lei o nível superior de uma categoria que desempenha atividades altamente complexas e especializadas, e para a qual há 18 anos é exigido no ingresso uma diplomação universitária. Ressalta-se ainda a insegurança jurídica advinda da falta de uma definição legal para as atribuições reais de cada carreira da Polícia Civil. “Profissionais que exercem atividades de alta complexidade, para as quais é necessária uma sólida formação interdisciplinar, não podem mais ser definidos como meros motoristas e vigilantes”, declara o presidente do Sinpol, Rodrigo Franco, o “Gaúcho”.
A nota do GDF fala das recentes contratações, mas é de conhecimento público o enorme déficit no efetivo e suas implicações. Delegacias estão funcionando com apenas 3 agentes no atendimento, e há locais em que os policiais precisam trabalhar sozinhos, o que compromete a segurança pessoal. O estresse, as más condições de trabalho e o acúmulo de tarefas têm levado muitos policiais a sofrerem com problemas psicológicos de variados tipos, que muitas vezes culminam em suicídios.
Apesar de todas as dificuldades que enfrenta, a PCDF tem, reconhecidamente, um alto padrão de excelência em suas atividades, o que bem denota o seu elevado índice de elucidação de crimes. Além disso, a instituição desfruta junto à população a quem serve um alto índice de confiabilidade, estando em primeiro lugar entre as polícias civis, e segundo lugar entre todas as polícias do Brasil.
A despeito de todas estas dificuldades, os policias civis do Distrito Federal, irmanados com o sindicato que os representa, tem ido além de suas atribuições legais e promovido atividades do mais alto interesse público e de notória relevância para o aprimoramento das instituições democráticas, para o combate à impunidade e a manutenção da paz social.
Em nome dos servidores da PCDF, o Sinpol pede o apoio aos mais diversos setores da sociedade para que seus pleitos sejam reconhecidos. As polícias precisam ser realmente valorizadas por conta do papel fundamental que exercem na manutenção do Estado de Direito e das liberdades civis. Sem segurança e combate ao crime, os direitos mais elementares do cidadão se quedam ameaçados, e as liberdades civis sob constante risco.
Recorrendo ao direito à greve garantido pela Constituição Federal a todos os trabalhadores, o Sinpol-DF quer reafirmar o valor da PCDF na manutenção da lei, na defesa dos cidadãos contra o crime e a contravenção e na construção de um Distrito Federal mais seguro e mais digno para a população.
- Abaixo, links de matérias publicadas na imprensa sobre o anúncio de greve feito durante a AGE realizada nesta terça-feira.
Rede Globo: Em assembleia, policiais civis do DF aprovam paralisação de dois dias Agência Brasil/EBC: Policiais civis do DF vão parar por 48 horas na próxima terça-feira (Também publicada nos jornais O Dia (Portal IG), Diário de Pernambuco e Correio Braziliense.) Diário do Poder: ASSEMBLEIA PARA TRATAR DE INDICATIVO DE GREVE Site da revista Exame: Policiais civis do DF vão parar por 48h na próxima terça Brasil 247: POLÍCIA CIVIL DO DF FARÁ GREVE NA PRÓXIMA SEMANA
SINPOL-DF: Juntos Somos Fortes.
Últimas notícias

Alexandre Machado da Silva, agente de polícia veterano
Alexandre era gebiano e faleceu nesta quarta, 07 de maio

Atletas da PCDF ajustam o fôlego para novo desafio no WPFG nos Estados Unidos
Equipe masculina de futebol da PCDF se prepara para o World Police & Fire Games 2025, que será realizado em Birmingham, no Alabama (EUA)

Policiais civis do DF brilham no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu
Atletas da PCDF conquistam lugar no topo do pódio em uma das competições mais tradicionais do mundo