
Não aceitar no Grupo de Trabalho formado para discutir as atribuições das carreiras da PCDF nenhum outro sindicato ou associação, além do Sinpol-DF. E não realizar, neste ano, o tradicional baile da categoria. Estas foram as duas decisões tomadas pelos policiais filiados ao Sinpol-DF na Assembléia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta sexta-feira (29), no estacionamento 6 do Parque da Cidade. Estes dois temas já haviam sido levados à discussão pela diretoria do Sinpol-DF, junto aos representantes sindicais em reunião na quarta-feira (27). O intuito, de acordo com os diretores do sindicato, era de dar subsídios a toda categoria para que a decisão fosse tomada de forma refletida e democrática. Durante a AGE, foi reiterado que a atual gestão só tomara decisões em plena concordância com a maioria da base, ouvindo a todos. Sobre o GT, a assessoria jurídica do Sinpol reafirmou a importância dessa iniciativa, uma vez que dele pode se originar um projeto de lei com plena viabilidade do ponto de vista constitucional, e que garanta as novas atribuições e o reconhecimento do nível superior. Também destacou-se que o GT é relevante pois há possíveis empecilhos de ordem jurídica que recaem sobre a MP 650 e suas emendas, ainda que haja chances de que ela seja aprovada de forma que garanta o nível superior às carreiras da PCDF. Outra questão ressaltada foi a fragilidade jurídica das reivindicações do Sindepo. São muitos os problemas, e que, se tratados em conjunto com os pleitos da PCDF, pode-se atrapalhar a aprovação da reestruturação da carreira e o reconhecimento do nível superior das carreiras da Polícia Civil. A votação pela não aceitação do Sindepo no GT foi unânime. Após membros da diretoria do Sinpol abordarem questões como a situação financeira do sindicato, a necessidade de eventos de confraternização entre a categoria, bem como o fato do baile ser um evento tradicional da categoria, os filiados presentes votaram de forma unânime pela não realização do baile em 2014.
MPv 650, que reconhece o nível superior Os diretores do Sinpol conclamaram toda a categoria para comparecer em peso no Congresso Nacional nesta terça-feira (2), às 14h30, quando será lido e votado o parecer do relator da comissão mista que analisa a MPv 650, senador José Pimentel (PT-CE). Eles frisaram que, ainda que o parecer seja desfavorável à categoria, este é um momento fundamental para mostrar, por meio da presença massiva dos policiais civis, a força, a unidade e a legitimidade plena das reivindicações da PCDF.
Outras informações A diretoria do Sinpol esclareceu que parou de contribuir com a Feipol desde maio, mesmo mês em que a categoria decidiu pela desfiliação dessa entidade. A participação da categoria na Sabatina ao Candidatos ao Governo do Distrito Federal, idealizada pelo Sinpol-DF e programada para o dia 16 de setembro, teve sua importância ressaltada. A diretoria afirmou que tanto a ausência como a presença dos candidatos na Sabatina dirá muito sobre a posição deles em relação à PCDF. Os filiados deverão se inscrever previamente para participar do encontro no auditório do IESB, da 613 Sul, com capacidade para 700 pessoas. A inscrição será pelo email
sabatina@sinpoldf.com.br. Os policiais ainda podem sugerir perguntas aos candidatos pelo mesmo e-mail. Programações para os aposentados como a Manhã Cultural, marcada para o dia 5 de setembro, bem como a 1ª Excursão dos Aposentados e Pensionistas, em 10 de outubro, foram novamente divulgadas. Os diretores do Sinpol também informaram que um micro-ônibus, que levará os policiais do metrô ao Complexo da PCDF já está sendo providenciado.
Sindicalizados tomam a palavra Os filiados Hildebrando Alturano Batista, Cida Landin, Cézar Mariano, Léo Almeida, José Maria Mendes, Sérgio Lopes Reis e Marco Aurélio Souza subiram ao carro de som e apresentaram suas opiniões e posicionamentos acerca de diversos temas ante toda a categoria, contribuindo com o debate.
Unidade, perseverança e mobilização A necessidade de respeito mútuo entre os profissionais da PCDF, a prontidão no engajamento em defesa dos direitos da categoria e a superação de diferenças em nome da unidade visando conquistas reais para a categoria foram questões de permearam todos os assuntos debatidos. A total integração entre a diretoria do sindicato, os representantes sindicais e a base, para que decisões sejam tomadas da forma mais democrática possível, foi reafirmada pelo corpo de diretores do Sinpol-DF.
Confira matéria em vídeo sobre a AGE.
Sinpol-DF: Juntos somos fortes!