Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Policiais civis do DF conquistam 212 medalhas em mundial nos EUA e lideram ranking internacional

Com 90 medalhas de ouro, 61 de prata e 61 de bronze, os policiais civis do DF garantiram a 1ª colocação no ranking mundial da competição.
Esporte WPFG
07/07/2025 18:00

A delegação de atletas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cravou seu nome na história do esporte internacional ao conquistar 212 medalhas nos World Police & Fire Games (WPFG) 2025 – os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros. Com 90 medalhas de ouro, 61 de prata e 61 de bronze, os policiais civis do DF garantiram a 1ª colocação no ranking mundial da competição.

Realizado entre os dias 27 de junho e 6 de julho, em Birmingham, Alabama (EUA), o evento contou com a participação de corporações de mais de 70 países e mais de 60 modalidades esportivas, reunindo milhares de atletas das forças de segurança pública de todo o mundo.

Embora a contagem oficial do WPFG ainda esteja em andamento — com a PCDF somando, até agora, 169 medalhas registradas oficialmente, o que já garante sua liderança —, o total de 212 medalhas foi apurado pelos próprios atletas da corporação e conferido diversas vezes para assegurar a precisão do resultado.

Equipe de Atletismo da PCDF liderou conquistando 101 medalhas

A delegação da PCDF contou com 185 atletas, sendo a maior já enviada pela instituição e a mais volumosa entre as forças de segurança do Distrito Federal.

No ranking geral por países, o Brasil ocupa a 2ª colocação, atrás apenas dos Estados Unidos, país-sede dos Jogos. A pontuação brasileira considera o desempenho de diversas forças de segurança dos diferentes estados da Federação, que, somadas, garantiram um resultado expressivo para o país. Até a quinta posição, a classificação é composta por EUA, Brasil, Índia, Canadá e Espanha.

O WPFG é realizado a cada dois anos e já se consolidou como a maior competição esportiva mundial voltada exclusivamente a policiais, bombeiros e demais profissionais da segurança pública.

 
O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, enfatizou seu orgulho pela delegação e destacou que promover a prática desportiva na PCDF é essencial para cuidar da saúde física e mental dos policiais civis, especialmente em um cenário em que a categoria luta pela retomada da simetria salarial com os policiais federais.

“Não tínhamos dúvidas de que os nossos policiais civis seriam, mais uma vez, implacáveis nessa competição. O resultado é reflexo do comprometimento deles, pois, além de cumprirem seu papel com a sociedade, as horas de descanso foram dedicadas aos treinos”, frisou. “Foram mais de 200 medalhas, um feito incrível. Mas o nosso troféu virá quando a paridade estiver restabelecida. E estamos trabalhando incansavelmente para isso”, destacou.

APOIO AOS ATLETAS

A participação expressiva de policiais civis no WPFG 2025 só foi possível graças ao empenho do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), da Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol-DF), da Delegacia-Geral da PCDF e de parlamentares do DF, que acolheram o pedido das entidades e destinaram emendas parlamentares para custear passagens e estadias dos atletas em Birmingham.

“Essa delegação é símbolo de resiliência, saúde mental e superação. É gratificante ver nossos colegas – da ativa e aposentados – elevando o nome da PCDF na segurança pública e também internacionalmente por meio do esporte”, afirma Vanderlei Malta, diretor de Esportes do Sinpol-DF e coordenador da delegação da PCDF.

Doutora Jane, deputada distrital, foi aos EUA acompanhar a delegação da PCDF

Para Amarildo Fernandes, presidente da Adepol-DF e também coordenador da delegação, o apoio político foi decisivo para esse resultado histórico:

“O apoio dos parlamentares foi, mais uma vez, fundamental para o sucesso da nossa delegação. O esporte é uma poderosa ferramenta de valorização e integração para a categoria. Esse resultado mostra que, quando há vontade política, o retorno dos policiais civis será sempre o melhor possível, seja na promoção da segurança aos cidadãos ou no esporte.”

As emendas que garantiram a ida dos atletas policiais civis do DF ao Mundial foram destinadas pelo deputado federal Rafael Prudente e pelos deputados distritais Wellington Luiz, Doutora Jane e Hermeto, acolhendo o pedido do Sinpol-DF e da Adepol-DF — entidades que também atuam na promoção da saúde, bem-estar e esporte na PCDF.

DESTAQUE DO SINPOL-DF

A diretora de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF, Dênia Coelho, foi um dos grandes nomes da delegação da PCDF no WPFG 2025. Aos 61 anos, ela brilhou mais uma vez nas pistas, conquistando oito medalhas de ouro na competição e reafirmando sua posição como uma das atletas mais vitoriosas da corporação.

Dênia tem histórico vitorioso em suas participações no WPFG

Integrante da equipe de Atletismo da PCDF, Dênia participou pela sexta vez do WPFG, e em todas as edições voltou para casa com medalhas. Sua trajetória no esporte, no entanto, vai além dos pódios: em 2022, enquanto se preparava para os Jogos realizados em Rotterdam (Holanda), enfrentou e superou um câncer, alcançando a remissão após a competição. Mesmo diante de um dos maiores desafios da vida, voltou vitoriosa.

Neste ano, em Birmingham, ela provou mais uma vez que nenhum obstáculo é capaz de abalar sua confiança, sua força interior e sua sede por vitória. Com resiliência e espírito competitivo, Dênia se tornou símbolo de garra, inspiração e exemplo para toda a categoria tanto no esporte quanto na dedicação incansável pela valorização dos policiais civis do DF.


Últimas notícias

PCDF levou ao WPFG 185 atletas policiais civis; Sinpol-DF e Adepol-DF tiveram atuação fundamental | Fotos: Comunicação Sinpol-DF
Esporte WPFG
Policiais civis do DF conquistam 212 medalhas em mundial nos EUA e lideram ranking internacional

Com 90 medalhas de ouro, 61 de prata e 61 de bronze, os policiais civis do DF garantiram a 1ª colocação no ranking mundial da competição.

Nota de Pesar
Nota de Pesar Luto
Elizinete Maria Chaves, mãe do papiloscopista policial Marcus Vinícius

o Sinpol-DF expressa sua solidariedade ao colega Marcus Vinícius, estendendo suas condolências a todos os familiares e amigos.

Confira abaixo!
PCDF Paridade
Entenda as próximas etapas do reajuste dos policiais civis do DF

O Sinpol-DF segue mobilizado e vigilante, lutando pela valorização dos policiais civis do DF