O sindicato reiterou os pleitos da categoria, sobretudo, o envio da mensagem (Fotos: Paulo Cabral/ Sinpol-DF)
Da Comunicação Sinpol-DF A diretoria do Sinpol-DF participou na tarde desta segunda, 6, de uma reunião com o Governo do Distrito Federal a fim de tratar da pauta de reivindicações que motivaram a Assembleia Geral Extraordinária convocada para esta quinta, 9, em frente ao Palácio do Buriti. O encontro foi realizado com Márcio Gimene, subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, e Fabrício Moser, assessor especial da Casa Civil. O sindicato, por sua vez, foi representado pelo presidente Rodrigo Franco “Gaúcho”, a segunda vice-presidente, Marcele Alcântara, e o diretor adjunto de Relações Sindicais, Fernando Ferreira. No centro das discussões estava a cobrança para que o governador Rodrigo Rollemberg envie a mensagem ao Governo Federal garantindo que será repassado aos policiais civis do DF o mesmo reajuste recentemente firmado entre os policiais federais e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG). Os diretores do sindicato ressaltaram que é urgente a necessidade de envio da mensagem. “O reajuste para os policiais federais já está posto e, em breve, será enviado para aprovação do Congresso. Não podemos abrir mão de que o nosso reajuste também seja confirmado e que os dois Projetos de Lei com esses aumentos sejam enviados concomitantemente”, advertiu Gaúcho.
Gaúcho ressaltou também falta de abertura ao diálogo por parte do GDF e da Direção Geral da PCDF
Os representantes do Sinpol-DF ressaltaram também a dificuldade de diálogo que a entidade vem enfrentando junto ao Governo do Distrito Federal (GDF). Foi exposto, por exemplo, que as demandas têm ficado concentradas na Direção Geral (DG) da Polícia Civil do DF (PCDF) – situação que acaba travando a obtenção de uma agenda com o governador.
TRATATIVAS O subsecretário se comprometeu a, até esta terça, 7, oficiar o MPOG a fim de que, o mais breve possível, seja marcada uma reunião conjunta. Uma cópia do documento também será enviada ao Sinpol-DF. Outra providência será a verificação, junto a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do GDF, de que a valorização profissional dos policiais civis esteja prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017. Ao receber a lista completa de pleitos do sindicato, a Subsecretaria de Relações do Trabalho deverá também cobrar que a Direção Geral da PCDF apresente a situação de cada um desses pontos. Será necessário justificar, por exemplo, o porquê de reivindicações sem impacto financeiro não terem avançado.
O subsecretário recebeu o Sinpol-DF somente após a convocação para a assembleia em frente ao Buriti
Entre as cobranças está a publicação das Atribuições de Nível Superior, finalizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) desde o fim do ano passado. O Concurso de Remoção, que foi fruto de outro GT que propôs critérios objetivos quanto à lotação e transferência de servidores, também aguarda a assinatura do diretor geral. “O nosso interesse não é ser antagônico, mas temos visto muitas pautas sendo travadas, o que gera um tensionamento muito grande na categoria. Precisamos ver, no Governo, um eco para essas questões – desde o envio da mensagem ao fim dessa estagnação quanto aos outros pleitos, que também têm forte impacto para no trabalho dos policiais civis”, acrescentou Gaúcho.
JUNTOS SOMOS FORTES! O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197! Saiba mais.