Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Policiais Civis do DF aprovam proposta de reajuste apresentada pelo GDF

Assembleia ocorreu em frente ao Complexo da PCDF e contou com a participação de centenas de policiais civis
Assunto Sindical Paridade
18/02/2025 17:00

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta terça-feira, 18/02, os policiais civis aprovaram, por unanimidade, a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). 

O evento ocorreu em frente ao Complexo da Polícia Civil do DF (PCDF) e contou com a presença da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e demais representantes da categoria.

Conduzida pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), a Assembleia é um procedimento padrão quando uma proposta de reajuste é encaminhada pelo Executivo, pois cabe à categoria avaliar e deliberar sobre os termos apresentados. 

Durante o ato, foram discutidos pontos essenciais do reajuste e da simetria salarial da PCDF com a Polícia Federal (PF), uma reivindicação antiga dos investigadores da corporação.

“O compromisso com a isonomia é um compromisso absolutamente firme. E nós vamos até o final para que a isonomia se transforme em realidade”, enfatizou Kokay.

A decisão da categoria ocorre um dia após a cerimônia oficial realizada no Palácio do Buriti, onde o governador Ibaneis Rocha assinou o documento de encaminhamento do pedido ao governo federal. Na ocasião, o chefe do Executivo distrital fez um apelo para que a Presidência da República acolha a mensagem e envie o projeto ao Congresso Nacional.

“Que o presidente Lula acolha essa mensagem. Assim que for encaminhado ao Congresso, vou procurar todos os deputados e líderes para que nós tenhamos essa aprovação o mais rápido possível”, destacou Ibaneis Rocha durante o evento.

PLEITO HISTÓRICO

A simetria salarial entre a PCDF e a PF é uma demanda de longa data da categoria. Desde sua criação, as duas corporações mantiveram histórico de paridade remuneratória, mas essa equivalência foi interrompida ao longo dos anos.

“Com o encaminhamento do projeto, busca-se restabelecer essa simetria e garantir a devida valorização dos profissionais da PCDF”, ressaltou o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas.

A relevância da pauta se reflete também na formalização de um espaço específico para negociação da PCDF: foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 17/02, a Portaria nº 1.010, do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que define e convoca os integrantes da Mesa de Negociação da Polícia Civil do DF.

“Esse é um passo fundamental para tratar exclusivamente das demandas da corporação, enquanto as demais forças de segurança do DF negociarão seus reajustes de forma separada”, destacou o presidente da entidade.

O Sinpol-DF celebrou a decisão da categoria e reforçou a importância da mobilização para garantir a efetiva implementação da medida. 

Com a aprovação da proposta, a expectativa agora é que o governo federal dê celeridade ao processo para que a equiparação seja viabilizada o mais breve possível, consolidando um avanço histórico para a PCDF.


Últimas notícias

Diretoria e representantes sindicais se reuniram na sede da entidade | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Assunto Sindical Paridade
Sinpol-DF e representantes sindicais alinham estratégias para mobilização no dia 20 de agosto

Ação busca sensibilizar o MGI por acordo definitivo sobre reajuste salarial e retomada da simetria com a Polícia Federal.

Nota de Pesar - João Leão, pai do agente de polícia veterano Fábio de Faria Leão
Nota de Pesar Luto
João Leão, pai do agente de polícia veterano Fábio de Faria Leão

Descanse em paz, João Leão. Que seu exemplo e memória permaneçam vivos no coração de todos que o amam.

Grupo debaterá encaminhamentos relacionados ao processo de recuperação da simetria salarial com as carreiras da Polícia Federal (PF)
PCDF Paridade
Diretoria convoca representantes sindicais para reunião na terça (12)

Grupo se prepara para a próxima reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já agendada para o dia 20 de agosto.