O Sinpol comemorou o Dia do Policial Civil com mais de mil filiados (Fotos: Otto Peyerl)
A tarde da última sexta-feira, 23, foi dedicada à Festa do Policial Civil. Mais de mil filiados ao Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) participaram do evento em alusão ao Dia do Policial Civil, comemorado em 21 de abril. O Sinpol-DF preparou uma programação especial para a categoria, com buffet de feijoada e galinhada no almoço, além apresentações musicais. A festa ocorreu na sede da Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do DF (Agepol) e além da categoria, que compareceu em massa, contou com a presença de toda a diretoria do sindicato, do deputados distrital Raimundo Ribeiro, do deputado federal e ex-diretor da PCDF Laerte Bessa, do senador Hélio José e da secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do GDF, Jane Klebia Reis.
A festa contou com buffet de feijoada e galinhada
Na abertura do evento, Rodrigo Franco, o Gaúcho, presidente do Sinpol-DF, disse estar honrado com a participação dos policiais no evento. Ele parabenizou a todos os diretores, em especial as diretorias de Cultura, Esporte e Eventos pela organização da festa. “Quero ressaltar que essa diretoria tem trabalhado diuturnamente em prol dessa categoria, tenham absoluta certeza. Hoje, somos 6.600 policiais filiados, o que nos dá muita honra e orgulho de representá-los”, afirmou Gaúcho. Ao se pronunciar, Laerte Bessa anunciou à categoria que conseguiu a relatoria do PL 8078/14, que reconhece o nível superior na carreira da PCDF. Ele garantiu que se empenhará para dar celeridade à tramitação. “Nós já tínhamos conquistado isso quando conseguimos a exigência do nível superior no concurso. Agora, vamos sacramentar. Nós não podemos, jamais, abrir mão daquilo que trabalhamos para alçar essa instituição ao nível em que ela está”, disse.
Veja uma matéria especial da TV Sinpol-DF sobre a festa: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=XkuzTECjq8g[/embed]
Gaúcho agradeceu às presenças e falou do orgulho de representar a categoria
Bessa comentou sobre uma conversa com Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, para tentar aprovar um requerimento de urgência que leve o PL direto à votação em plenário. “Nós temos deputados da nossa bancada policial para aprovar lá na Comissão de Constituição e Justiça. Mas nós queremos levar direto para o Plenário, em regime de urgência, para que ele seja logo votado”, explicou. O senador Hélio José também garantiu ser um aliado dos Policiais Civis na luta pela valorização da categoria. “Vamos batalhar para que novos concursos sejam abertos, em todos os cargos. Já enviei correspondência sobre os aprovados para o governador Rodrigo Rollemberg e vou continuar falando pessoalmente para que eles sejam nomeados imediatamente”, disse.
MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO
O sertanejo de Jhonny e Rahony animou o evento, que seguiu até o início da noite
Apesar de os problemas que a PCDF tem enfrentado enfraquecerem os motivos para os policiais civis comemorarem o seu dia, para o policial papiloscopista Claudiomar Viana, o evento vai além da celebração. “A festa acaba funcionando como um local de confraternização que nos possibilita reencontrar os colegas. Ela serve também como um momento descontração que nos retira de uma rotina cansativa”, afirma o policial – que está há 19 anos na corporação. Segundo a agente de polícia aposentada Sylma Araújo, sua maior motivação para participar da festa é rever os amigos. “Eu estou aposentada há um ano e agora pretendo passar a vir mais vezes para esses eventos. No dia a dia, raramente nós temos chance de encontrar com as pessoas com quem trabalhamos e convivemos durante anos. Aqui, acabamos revendo a maioria em um só lugar”, observa Sylma.

A mesma opinião é compartilhada pela pensionista Vera Aparecida Melo. “É muito legal esse contato com os amigos e por isso participo sempre. Os eventos do sindicato, todos os anos, são muito bem organizados e muito divertidos. É sempre muito bom e, este ano, não poderia ser diferente. Estão de parabéns”, elogia.
JUNTOS SOMOS FORTES!