Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Vitória: Justiça reconhece direito dos policiais civis a inclusão do abono de permanência no cálculo de benefícios

A ação abrange todos os filiados que recebem ou receberam o abono de permanência nos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento do processo, que ocorreu em 2023
Jurídico
19/02/2025 16:00

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) conquistou uma importante vitória na Justiça Federal em ação coletiva. A decisão reconhece o direito dos policiais civis, ativos e aposentados, de incluir o abono de permanência na base de cálculo do terço constitucional de férias e da gratificação natalina.

A ação abrange todos os filiados que recebem ou receberam o abono de permanência nos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento do processo, que ocorreu em 2023. 

Em primeira instância, o DF tentou barrar a sentença com embargos de declaração, alegando incompetência da Justiça Federal para julgar o caso, mas a tese foi rejeitada. Agora, em segunda instância, as apelações da União e do DF foram julgadas improcedentes, consolidando mais uma vitória do sindicato.

O sindicato ainda não teve acesso à íntegra do acórdão, mas o reconhecimento desse direito confere ganhos financeiros relevantes para os policiais, incluindo o pagamento retroativo das diferenças dos últimos cinco anos. 

O Sinpol-DF segue atento à tramitação do processo e reafirma seu compromisso na defesa intransigente dos direitos da categoria.


Últimas notícias

Nota de Pesar – João Capibaribe
Nota de Pesar Luto
João Capibaribe, filho do agente de polícia Eduardo Capibaribe

João retornou para os braços de Deus como um pequeno guerreiro, deixando uma marca de amor, ternura e força que jamais será esquecida.

Nota Técnica foi produzida pelo escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados | Foto: Banco de Imagens
Assunto Sindical Eleições
Eleições sindicais do Sinpol-DF não se submetem à regra da anualidade eleitoral

Entenda por que o princípio previsto na Constituição vale para eleições políticas e não para o processo eleitoral interno do sindicato

Missa será celebrada pelo Cardeal Arcebispo de Brasília.
PCDF Espiritualidade
Participe da Missa da Família Policial Civil

Celebração ocorrerá no dia 18 de dezembro às 17h. A participação dos servidores está autorizada pela DGPC.