Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

STF mantém aposentadoria diferenciada para mulheres policiais civis e federais

Liminar da ADI 7727 foi referendada por unanimidade e garante redutor de três anos na idade mínima exigida para aposentadoria das servidoras
Jurídico
30/04/2025 16:50

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a liminar parcialmente concedida pelo ministro Flávio Dino na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727/DF. A decisão assegura o redutor de três anos na idade mínima de aposentadoria das mulheres policiais civis e federais, em todas as hipóteses previstas pela Emenda Constitucional nº 103/2019.

A ação contesta a exigência de idade mínima igual entre homens e mulheres para aposentadoria, alegando que isso desconsidera as diferenças biológicas, fisiológicas e de trajetória profissional das mulheres. O redutor aplicado busca corrigir essa distorção e preservar o princípio da isonomia.

Com a liminar agora referendada pelo Plenário do STF, permanece suspensa a eficácia das expressões "para ambos os sexos" nos artigos 5º, caput, e 10, § 2º, I, da EC 103/2019. O Congresso Nacional também foi determinado a corrigir a inconstitucionalidade identificada nesses dispositivos.

O Sinpol-DF, que atua como amicus curiae na ação, seguirá acompanhando de perto os desdobramentos, em articulação com o escritório Dino, Siqueira & Jorge, responsável pela nota técnica que detalha o julgamento e seus efeitos práticos.

Para conferir a íntegra da nota técnica, acesse o documento no link a seguir (clique aqui).


Últimas notícias

Nota de Pesar - João Leão, pai do agente de polícia veterano Fábio de Faria Leão
Nota de Pesar Luto
João Leão, pai do agente de polícia veterano Fábio de Faria Leão

Descanse em paz, João Leão. Que seu exemplo e memória permaneçam vivos no coração de todos que o amam.

Grupo debaterá encaminhamentos relacionados ao processo de recuperação da simetria salarial com as carreiras da Polícia Federal (PF)
PCDF Paridade
Diretoria convoca representantes sindicais para reunião na terça (12)

Grupo se prepara para a próxima reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já agendada para o dia 20 de agosto.

Nota de Pesar – Adão Júnior Abreu dos Santos
Nota de Pesar Luto
Adão Júnior Abreu dos Santos, irmão da agente policial de custódia veterana Alex Sandra Camargo

Adão é irmão da agente policial de custódia veterana Alex Sandra Camargo, integrante da Polícia Civil do Distrito Federal. Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade à colega e a toda a sua família.