Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

STF mantém aposentadoria diferenciada para mulheres policiais civis e federais

Liminar da ADI 7727 foi referendada por unanimidade e garante redutor de três anos na idade mínima exigida para aposentadoria das servidoras
Jurídico
30/04/2025 16:50

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a liminar parcialmente concedida pelo ministro Flávio Dino na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727/DF. A decisão assegura o redutor de três anos na idade mínima de aposentadoria das mulheres policiais civis e federais, em todas as hipóteses previstas pela Emenda Constitucional nº 103/2019.

A ação contesta a exigência de idade mínima igual entre homens e mulheres para aposentadoria, alegando que isso desconsidera as diferenças biológicas, fisiológicas e de trajetória profissional das mulheres. O redutor aplicado busca corrigir essa distorção e preservar o princípio da isonomia.

Com a liminar agora referendada pelo Plenário do STF, permanece suspensa a eficácia das expressões "para ambos os sexos" nos artigos 5º, caput, e 10, § 2º, I, da EC 103/2019. O Congresso Nacional também foi determinado a corrigir a inconstitucionalidade identificada nesses dispositivos.

O Sinpol-DF, que atua como amicus curiae na ação, seguirá acompanhando de perto os desdobramentos, em articulação com o escritório Dino, Siqueira & Jorge, responsável pela nota técnica que detalha o julgamento e seus efeitos práticos.

Para conferir a íntegra da nota técnica, acesse o documento no link a seguir (clique aqui).


Últimas notícias

Informativo tem caráter estritamente esclarecedor, com o objetivo de dar transparência aos desdobramentos judiciais de uma ação ajuizada em gestões passadas.
Jurídico
Decisão judicial em ação ajuizada em 2016 gera impacto financeiro ao Sinpol-DF

Processo encontra-se em fase de Recurso Especial, pendente de análise no STJ.

Doe sangue, doe vida!
Saúde
Doação de Sangue: ajude o policial civil Manoel Onilson

O aposentado está internado na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga, e precisa de doações de sangue.

Assembleia será realizada na sede do sindicato (716 Norte) | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Sinpol-DF Eleições
CONVOCAÇÃO: Assembleia Geral para escolha da Comissão Eleitoral será nesta quarta (4)

A assembleia definirá os integrantes responsáveis pela condução do processo eleitoral da entidade