Sinpol-DF trabalha demandas prioritárias dos policiais civis com deputado federal Rafael Prudente
A diretoria do Sinpol-DF esteve reunida, nesta quinta-feira, 19/02, no escritório do deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), para tratar de pautas prioritárias para a valorização e o fortalecimento da Polícia Civil do Distrito Federal. Estiveram presentes a vice-presidente, Luana de Ávila, e os diretores Jocevaldo Gomes e Marlos Vinícius Valle.
Entre os temas centrais, a entidade solicitou informações a MP nº 1.326/2025, que trata da recomposição remuneratória da categoria, e as emendas apresentadas pelo parlamentar que trazem diversos benefícios aos policiais civis.
No campo da assistência à saúde, o sindicato destacou a urgência da efetivação plena do direito previsto em lei federal, hoje operacionalizado por meio do GDF-Saúde/INAS, mas ainda com cobertura essencialmente local.
A entidade apresentou alternativas viáveis para garantir atendimento aos policiais civis que residem fora do DF ou que se encontram em deslocamento, como a contratação direta pela Polícia Civil de prestador desse serviço fora do DF ou a retomada do modelo de ressarcimento para o grupo, por meio do PC Saúde, além da inclusão da categoria em plano odontológico, já concedido aos demais servidores do GDF, em respeito ao conceito de saúde integral.
Outro ponto estratégico foi o Serviço Voluntário Gratificado (SVG). O Sinpol-DF defendeu a manutenção do quantitativo de cotas atuais, a recomposição do valor da hora, sem redução do quantitativo, e a ampliação progressiva do programa, destacando que o instrumento é essencial diante do déficit histórico de efetivo e da defasagem remuneratória ainda existente.
O sindicato também apresentou propostas estruturantes, como a criação de equipes de repressão imediata aos crimes de violência contra a mulher; a recriação dos postos da PCDF nos hospitais de referência; a instituição de cotas de SVG voltadas à atividade de investigação e inteligência; e a garantia de quantitativo mínimo de servidores nos plantões das unidades não-Ceflags.
As medidas, construídas a partir de estudos técnicos e contribuições da categoria, têm como objetivo ampliar a capacidade operacional da PCDF, dar maior celeridade às diligências e melhorar o atendimento à população, sem retirar força de trabalho da atividade investigativa.
O sindicato também ressaltou que o SVG, desde sua implementação em 2019, foi determinante para a reabertura e o funcionamento regular das delegacias e que cerca de 70% da categoria participa do programa, o que demonstra sua relevância tanto para a prestação do serviço público quanto para a composição da renda dos policiais civis.
Ao final da reunião, o Sinpol-DF solicitou o apoio do parlamentar na articulação das medidas apresentadas, destacando que as propostas não criam novos direitos, mas viabilizam a efetividade de conquistas já asseguradas em lei e contribuem diretamente para o fortalecimento da segurança pública no DF.
Últimas notícias

Sinpol-DF trabalha demandas prioritárias dos policiais civis com deputado federal Rafael Prudente
Medidas apresentadas buscam ampliar a capacidade operacional da PCDF, valorizar a categoria e melhorar o atendimento à população.

Escrivão da PCDF Wilson Moura lança seu primeiro livro “O Último Rascunho: A última morte antes de viver”; adquira
Policial civil há 10 anos e lotado na 15ª DP, autor estreia na literatura com obra que aborda amor, perda e o valor dos detalhes da vida

Carnaval: atendimento nas unidades do Sinpol-DF retoma na quarta (18) às 14h
O atendimento será retomado na quarta-feira (18), a partir das 14h. O funcionamento em horário normal volta na quinta-feira (19).
