Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

NOTA À CATEGORIA: sobre o processo de reajuste salarial da PCDF

A nota do presidente do Sinpol-DF é direcionada à categoria para esclarecer o atual estágio do processo de reajuste salarial dos policiais civis do DF, reforçar que não há pendências por parte da PCDF nem do sindicato, e reafirmar que a diretoria está atuando firmemente nos bastidores para garantir o envio das informações técnicas pelo GDF ao MGI.
PCDF Paridade
17/06/2025 00:03

Policiais civis,

A diretoria do Sinpol-DF vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos importantes sobre o andamento do processo de reajuste salarial da nossa categoria.

Atualmente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aguarda o envio de informações técnicas por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), para que possa dar prosseguimento ao processo no âmbito do Fórum de Negociação.

É fundamental deixar claro que todas as informações relativas à Polícia Civil do DF já foram devidamente concluídas. A Delegacia-Geral da PCDF cumpriu com seu papel institucional, e o Sinpol-DF atuou ativamente em todas as fases até aqui. Toda a documentação já foi repassada à Secretaria de Economia do DF. Não há qualquer pendência ou divergência por parte da nossa instituição.

O que temos feito, desde então, é atuar com firmeza e responsabilidade nos bastidores, para que o GDF encaminhe ao MGI, com a máxima urgência, os dados que ainda restam – permitindo, assim, a continuidade do trâmite e a concretização da recuperação da paridade com os policiais federais.

Vale reforçar que as negociações no governo federal têm ocorrido em mesas distintas para cada categoria. Por isso, temos reiterado aos representantes do GDF que o envio das informações da PCDF não deve depender de tratativas com outras carreiras.

Temos segurança de que o reajuste será concedido. Essa é a sinalização que temos recebido do próprio líder do Fórum no MGI  pois é o Sinpol-DF que está legitimamente presente nas negociações oficiais e nos bastidores. Nosso foco, agora, é garantir que o processo avance de forma célere e com responsabilidade.

Seguiremos atuando com pressão nos bastidores – e, se necessário, por meio de apelo midiático – para que o GDF cumpra com a sua parte. No entanto, é importante evitar que o debate sobre um tema técnico e institucional seja contaminado por disputas ideológicas. A diretoria do Sinpol-DF tem agido com cautela e imparcialidade nesse processo, ciente de que qualquer tensionamento político pode prejudicar diretamente os avanços que buscamos.

Por fim, reforçamos que o Sinpol-DF permanece atento e mobilizado. Estamos em articulação constante com autoridades e atores políticos que podem contribuir para o desfecho positivo da nossa pauta. Nada nunca veio fácil para nós – mas nunca nos faltou determinação e coragem para buscar o que é nosso.

Seguiremos com força, união e luta. Confiem no nosso trabalho!

Enoque Venancio de Freitas,
Presidente do Sinpol-DF


Últimas notícias

Aulas serão ministradas entre 4 e 8 de agosto de 2025 | Foto: Canva.
PCDF Saúde
PCDF expande programa de saúde mental e leva modelo de excelência à PM do Acre

Iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições.

Audiência ocorreu na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal | Foto: Comunicação Sinpol-DF/David Jordan Sousa
PCDF Paridade
Desafios a serem superados no debate da PEC nº 1 de 2025

Sindicato alerta para os riscos de alterações constitucionais que envolvem a PCDF e defende alternativas viáveis, como a regulamentação da LONPC.

Nota de Pesar – Everaldo Batista de Lucena, agente policial de custódia veterano
Nota de Pesar Luto
Everaldo Batista de Lucena, agente policial de custódia veterano

Everaldo exerceu seu trabalho com comprometimento, dignidade e respeito, deixando sua marca na história da Polícia Civil e na vida de todos que o conheceram.