Ajuste técnico do Governo Federal impede antecipação salarial dos policiais civis do DF
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) esclarece que não houve antecipação do pagamento dos salários dos policiais civis referente ao mês de janeiro em razão de ajustes técnicos nas comunicações patronais da DIRF e do eSocial, que passaram a impedir a antecipação de pagamentos de um mês para o outro.
A mudança não atinge exclusivamente a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), mas todas as categorias de servidores civis do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal (GDF). Os ajustes foram demandados pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério da Previdência, impactando diretamente a forma de processamento da folha de pagamento dos servidores civis.
Como os policiais civis receberam regularmente o salário referente ao mês de novembro em dezembro, tornou-se tecnicamente inviável antecipar o pagamento de janeiro ainda em dezembro, como vinha ocorrendo em anos anteriores. Dessa forma, o pagamento seguirá a data regular prevista, com crédito programado para o dia 6 de janeiro (terça-feira).
É importante destacar que a antecipação salarial era uma concessão administrativa do GDF e que, diante dessas novas exigências técnicas impostas pelo Governo Federal, não será mais possível manter esse tipo de viabilização para os servidores civis, incluindo os policiais civis do DF.
Ressalta-se, ainda, que essa informação já havia sido divulgada pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da PCDF, por meio da Intranet, no dia 9 de dezembro de 2025.
Nesta segunda-feira, 30 de dezembro, a diretoria do Sinpol-DF levou a situação para discussão em reunião com a Presidência do Iprev, que também confirmou que o pagamento será realizado apenas no dia 6 de janeiro, em conformidade com as novas regras técnicas estabelecidas.
Diante da impossibilidade técnica nas comunicações a partir deste ano, os servidores civis abrangidos por essas normas – entre eles, os policiais civis do Distrito Federal – passam a seguir, obrigatoriamente, a regra do pagamento no segundo dia útil do mês.
O Sinpol-DF alerta para que a categoria não se baseie em informações divulgadas por terceiros, que não possuem compromisso com a verdade, não buscaram os órgãos competentes para os devidos esclarecimentos e acabam propagando desinformação. É fundamental que os policiais civis busquem informações diretamente com a diretoria do sindicato, que acompanha o tema de forma responsável, institucional e permanente.
Últimas notícias

Sinpol e Sindepo acompanham regulamentação da previdência dos policiais civis do DF em reunião com o Iprev
Diálogo com o Iprev aborda estágio da proposta, participação sindical e soluções urgentes para o desconto previdenciário irregular

Ajuste técnico do Governo Federal impede antecipação salarial dos policiais civis do DF
Mudanças nas comunicações da DIRF e do eSocial, determinadas pelo Ministério da Fazenda e da Previdência, inviabilizam a antecipação do pagamento de janeiro; salários seguem a regra do segundo dia útil, previsto para 6 de janeiro

AGE do Sinpol-DF reafirma protagonismo da categoria e compromisso com a democracia
A assembleia foi marcada por ampla participação da categoria, debate aberto e respeito absoluto à vontade soberana dos policiais civis.
