Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

STJ mantém decisão favorável aos policiais civis sobre inclusão do abono de permanência no 13º salário e nas férias

Entendimento beneficia policiais civis do DF que recebem abono de permanência e pode resultar no pagamento de diferenças retroativas
Jurídico Sinpol-DF
02/06/2026 13:52

Os policiais civis do Distrito Federal conquistaram mais um resultado importante na Justiça. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, neste momento, a decisão favorável obtida pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) na ação coletiva que busca garantir a inclusão do abono de permanência na base de cálculo do décimo terceiro salário e do adicional de férias.

A ação defende que o abono de permanência possui natureza remuneratória e, por isso, deve ser considerado no cálculo dessas verbas. Caso o entendimento seja definitivamente confirmado, os policiais civis que recebem o benefício terão direito a valores maiores de 13º salário e adicional de férias, além do recebimento das diferenças retroativas devidas.

O direito já havia sido reconhecido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que acolheu os argumentos apresentados pelo sindicato. Inconformada com a decisão, a União recorreu ao STJ na tentativa de reverter o entendimento favorável à categoria.

No entanto, a Presidência do STJ decidiu não conhecer o recurso apresentado pela União. Segundo a decisão, o recurso não enfrentou adequadamente todos os fundamentos exigidos para sua análise, o que impediu seu prosseguimento na Corte Superior. Com isso, permanece válido o entendimento do TRF1 favorável aos policiais civis do Distrito Federal.

Apesar do resultado positivo, o processo ainda não foi encerrado definitivamente. Após a decisão do STJ, a União apresentou novo recurso perante a própria Corte Superior, que ainda aguarda análise. Por esse motivo, a ação segue em tramitação e ainda não transitou em julgado.

O Departamento Jurídico do Sinpol-DF continuará acompanhando de perto todos os desdobramentos do processo e seguirá atuando na defesa dos direitos da categoria até a conclusão definitiva da demanda.

A nota técnica foi elaborada pelo escritório Dino, Siqueira & Jorge, responsável pela assessoria jurídica da ação. Os policiais civis interessados podem conferir a íntegra do documento em PDF no link (clique aqui). 


Últimas notícias

Nota de Pesar  – José Aureliano Ferreira
Nota de Pesar Luto
José Aureliano Ferreira, pai do agente de polícia aposentado Fernando Azevedo Ferreira

José Aureliano deixa um legado de dedicação à família, valores e exemplos que permanecerão vivos na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele

Nota de Pesar – José Evani Feitosa Rodrigues
Nota de Pesar Luto
José Evani Feitosa Rodrigues, agente de polícia aposentado da PCDF

Ao longo de sua trajetória na PCDF, José Evani Feitosa Rodrigues construiu uma história marcada pelo compromisso com a segurança pública

Durante o encontro, foi definida a realização de uma capacitação conjunta, prevista para a próxima semana | Foto: Jotas Comunicação.
Previdência
Previdência complementar avança com nova etapa de alinhamento técnico

Reunião entre Sinpol-DF e DF-Previcom debate procedimentos para a implementação da Lei Complementar nº 1.067/2026 e prevê capacitação sobre o novo modelo previdenciário