Sinpol-DF solicita à DPDF extensão de assistência jurídica gratuita para policiais civis
Na última sexta-feira, 7, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) encaminhou um ofício à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) solicitando a inclusão da Polícia Civil do DF (PCDF) no Termo de Cooperação Técnica que prevê assistência jurídica gratuita e especializada para os policiais militares (PMDF). A iniciativa visa garantir equidade no suporte jurídico oferecido às forças de segurança pública do DF.
O convênio entre a DPDF e a PMDF, ainda em fase de formalização, prevê defesa em processos administrativos, cíveis e penais relacionados ao exercício profissional, além de orientação jurídica e suporte técnico em investigações e julgamentos. Para o Sinpol-DF, é essencial que os policiais civis também sejam contemplados, considerando a complexidade das atribuições desempenhadas pela categoria e os desafios jurídicos inerentes à função.
"A atividade policial civil exige segurança jurídica para que os profissionais possam atuar na investigação criminal e na persecução penal sem receios indevidos. O suporte técnico oferecido à PMDF deve ser garantido de forma concomitante à PCDF, assegurando igualdade neste benefício entre os servidores dessas corporações", argumenta no ofício Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.
O sindicato destaca ainda que a medida fortaleceria a proteção jurídica dos policiais civis, assegurando-lhes orientação e defesa adequadas em eventuais processos administrativos e judiciais. Além disso, a extensão do convênio reforçaria o reconhecimento da essencialidade da carreira policial civil, que lida diretamente com a apuração de crimes e a aplicação da lei.
Diante desse cenário, o Sinpol-DF reiterou no ofício encaminhado à DPDF que as tratativas para a formalização do termo de cooperação passem a incluir, necessariamente, a PCDF, já na fase pré-executiva, de modo a garantir igualdade no acesso à assistência jurídica entre as forças de segurança do DF. Leia a íntegra do ofício (clique aqui).
"O sindicato seguirá acompanhando as negociações e cobrando das autoridades competentes a devida inclusão dos policiais civis nesse benefício, reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos e garantias da categoria", afirmou Freitas.
Últimas notícias

A permanência da Dra. Camila Pintarelli na Senasp do MJSP é uma decisão estratégica para o Brasil e para o futuro das polícias investigativas
Mantê-la no centro das decisões federais é preservar avanços, garantir continuidade e fortalecer a Segurança Pública como política de Estado

Augusto da Conceição Viegas, pai da papiloscopista policial Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo
Sua partida deixa um vazio irreparável, mas também um legado de amor, valores e dedicação à família, que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Sinpol-DF e LINE Idiomas oferecem cursos de idiomas com condições especiais para filiados(as) e dependentes
Invista no seu futuro e aprenda um novo idioma
