Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Sinpol-DF solicita à DPDF extensão de assistência jurídica gratuita para policiais civis

Entidade requer que policiais civis também sejam incluídos no suporte jurídico gratuito que está sendo negociado entre a PMDF e a Defensoria Pública, garantindo igualdade de tratamento no amparo legal às forças de segurança do DF.
Assunto Sindical PCDF
10/03/2025 13:40

Na última sexta-feira, 7, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) encaminhou um ofício à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) solicitando a inclusão da Polícia Civil do DF (PCDF) no Termo de Cooperação Técnica que prevê assistência jurídica gratuita e especializada para os policiais militares (PMDF). A iniciativa visa garantir equidade no suporte jurídico oferecido às forças de segurança pública do DF.

O convênio entre a DPDF e a PMDF, ainda em fase de formalização, prevê defesa em processos administrativos, cíveis e penais relacionados ao exercício profissional, além de orientação jurídica e suporte técnico em investigações e julgamentos. Para o Sinpol-DF, é essencial que os policiais civis também sejam contemplados, considerando a complexidade das atribuições desempenhadas pela categoria e os desafios jurídicos inerentes à função.

"A atividade policial civil exige segurança jurídica para que os profissionais possam atuar na investigação criminal e na persecução penal sem receios indevidos. O suporte técnico oferecido à PMDF deve ser garantido de forma concomitante à PCDF, assegurando igualdade neste benefício entre os servidores dessas corporações", argumenta no ofício Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

O sindicato destaca ainda que a medida fortaleceria a proteção jurídica dos policiais civis, assegurando-lhes orientação e defesa adequadas em eventuais processos administrativos e judiciais. Além disso, a extensão do convênio reforçaria o reconhecimento da essencialidade da carreira policial civil, que lida diretamente com a apuração de crimes e a aplicação da lei.

Diante desse cenário, o Sinpol-DF reiterou no ofício encaminhado à DPDF que as tratativas para a formalização do termo de cooperação passem a incluir, necessariamente, a PCDF, já na fase pré-executiva, de modo a garantir igualdade no acesso à assistência jurídica entre as forças de segurança do DF. Leia a íntegra do ofício (clique aqui).

"O sindicato seguirá acompanhando as negociações e cobrando das autoridades competentes a devida inclusão dos policiais civis nesse benefício, reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos e garantias da categoria", afirmou Freitas.


Últimas notícias

Evento exclusivo para sindicalizados | Foto: Divulgação.
Esporte
Participe do 5º Campeonato de Tiro Esportivo Sinpol-DF e Forja Clube de Tiro

As provas estão programadas para acontecer de 26/11 a 3/12, no estande do Forja Clube de Tiro, localizado em Vicente Pires.

Matéria publicada em 22/11 e atualizada em 25/11
Tesouraria
Diretoria convoca categoria para AGO de Prestação de Contas em caráter virtual

O link de acesso à AGO será disponibilizado com antecedência no site e nas redes do Sinpol-DF.

Artigo de policial civil expõe os riscos do PL Antifacção e alerta para brechas que favorecem o crime organizado. | Foto: Arquivo Pessoal.
Segurança Pública Artigo
Crime organizado e o PL Antifacção: o perigo de legislar para a torcida

Endurecer penas sem rigor técnico é um presente para a defesa das facções. O Congresso precisa escolher entre a manchete de jornal ou a asfixia financeira do crime.