Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Sinpol-DF solicita à DPDF extensão de assistência jurídica gratuita para policiais civis

Entidade requer que policiais civis também sejam incluídos no suporte jurídico gratuito que está sendo negociado entre a PMDF e a Defensoria Pública, garantindo igualdade de tratamento no amparo legal às forças de segurança do DF.
Assunto Sindical PCDF
10/03/2025 13:40

Na última sexta-feira, 7, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) encaminhou um ofício à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) solicitando a inclusão da Polícia Civil do DF (PCDF) no Termo de Cooperação Técnica que prevê assistência jurídica gratuita e especializada para os policiais militares (PMDF). A iniciativa visa garantir equidade no suporte jurídico oferecido às forças de segurança pública do DF.

O convênio entre a DPDF e a PMDF, ainda em fase de formalização, prevê defesa em processos administrativos, cíveis e penais relacionados ao exercício profissional, além de orientação jurídica e suporte técnico em investigações e julgamentos. Para o Sinpol-DF, é essencial que os policiais civis também sejam contemplados, considerando a complexidade das atribuições desempenhadas pela categoria e os desafios jurídicos inerentes à função.

"A atividade policial civil exige segurança jurídica para que os profissionais possam atuar na investigação criminal e na persecução penal sem receios indevidos. O suporte técnico oferecido à PMDF deve ser garantido de forma concomitante à PCDF, assegurando igualdade neste benefício entre os servidores dessas corporações", argumenta no ofício Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

O sindicato destaca ainda que a medida fortaleceria a proteção jurídica dos policiais civis, assegurando-lhes orientação e defesa adequadas em eventuais processos administrativos e judiciais. Além disso, a extensão do convênio reforçaria o reconhecimento da essencialidade da carreira policial civil, que lida diretamente com a apuração de crimes e a aplicação da lei.

Diante desse cenário, o Sinpol-DF reiterou no ofício encaminhado à DPDF que as tratativas para a formalização do termo de cooperação passem a incluir, necessariamente, a PCDF, já na fase pré-executiva, de modo a garantir igualdade no acesso à assistência jurídica entre as forças de segurança do DF. Leia a íntegra do ofício (clique aqui).

"O sindicato seguirá acompanhando as negociações e cobrando das autoridades competentes a devida inclusão dos policiais civis nesse benefício, reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos e garantias da categoria", afirmou Freitas.


Últimas notícias

Emendas buscam reconhecimento e valorização para policiais civis do DF | Foto: Reprodução
Assunto Sindical PCDF
Reajuste e reconhecimento: MP 1326 avança com emendas em defesa dos policiais civis do DF

Rafael Prudente, Erika Kokay e Reginaldo Veras apresentaram emendas fundamentais para o fortalecimento da PCDF e para a proteção social e funcional dos policiais civis.

Nota de Pesar – João Capibaribe
Nota de Pesar Luto
João Capibaribe, filho do agente de polícia Eduardo Capibaribe

João retornou para os braços de Deus como um pequeno guerreiro, deixando uma marca de amor, ternura e força que jamais será esquecida.

Nota Técnica foi produzida pelo escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados | Foto: Banco de Imagens
Assunto Sindical Eleições
Eleições sindicais do Sinpol-DF não se submetem à regra da anualidade eleitoral

Entenda por que o princípio previsto na Constituição vale para eleições políticas e não para o processo eleitoral interno do sindicato