Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Sinpol-DF solicita à DPDF extensão de assistência jurídica gratuita para policiais civis

Entidade requer que policiais civis também sejam incluídos no suporte jurídico gratuito que está sendo negociado entre a PMDF e a Defensoria Pública, garantindo igualdade de tratamento no amparo legal às forças de segurança do DF.
Assunto Sindical PCDF
10/03/2025 13:40

Na última sexta-feira, 7, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) encaminhou um ofício à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) solicitando a inclusão da Polícia Civil do DF (PCDF) no Termo de Cooperação Técnica que prevê assistência jurídica gratuita e especializada para os policiais militares (PMDF). A iniciativa visa garantir equidade no suporte jurídico oferecido às forças de segurança pública do DF.

O convênio entre a DPDF e a PMDF, ainda em fase de formalização, prevê defesa em processos administrativos, cíveis e penais relacionados ao exercício profissional, além de orientação jurídica e suporte técnico em investigações e julgamentos. Para o Sinpol-DF, é essencial que os policiais civis também sejam contemplados, considerando a complexidade das atribuições desempenhadas pela categoria e os desafios jurídicos inerentes à função.

"A atividade policial civil exige segurança jurídica para que os profissionais possam atuar na investigação criminal e na persecução penal sem receios indevidos. O suporte técnico oferecido à PMDF deve ser garantido de forma concomitante à PCDF, assegurando igualdade neste benefício entre os servidores dessas corporações", argumenta no ofício Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

O sindicato destaca ainda que a medida fortaleceria a proteção jurídica dos policiais civis, assegurando-lhes orientação e defesa adequadas em eventuais processos administrativos e judiciais. Além disso, a extensão do convênio reforçaria o reconhecimento da essencialidade da carreira policial civil, que lida diretamente com a apuração de crimes e a aplicação da lei.

Diante desse cenário, o Sinpol-DF reiterou no ofício encaminhado à DPDF que as tratativas para a formalização do termo de cooperação passem a incluir, necessariamente, a PCDF, já na fase pré-executiva, de modo a garantir igualdade no acesso à assistência jurídica entre as forças de segurança do DF. Leia a íntegra do ofício (clique aqui).

"O sindicato seguirá acompanhando as negociações e cobrando das autoridades competentes a devida inclusão dos policiais civis nesse benefício, reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos e garantias da categoria", afirmou Freitas.


Últimas notícias

Reunião ocorreu na sede do Sinpol-DF nesta segunda, 8 | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.
Inovação Assunto Sindical
Sinpol adia AGE para aprimorar minuta de modernização do Estatuto a partir das sugestões da categoria

Entidade discutiu ponto a ponto sugestões apresentadas pela categoria

Evento foi considerado o melhor já realizado pela gestão "União & Luta!" | Foto: Pedro Ramos
Lazer Sinpol-DF
Milhares celebram reajuste em grande Festa de Fim de Ano do Sinpol-DF na Barraca do Coco na Praia

Com abadás que estampavam as conquistas da gestão, policiais civis comemoraram um ano de batalhas vitoriosas ao som de Timbalada

Diretoria sugere modernização do Estatuto Social da entidade | Foto: Criação Sinpol-DF
Assunto Sindical Sinpol-DF
Entenda a proposta de Modernização do Estatuto Social do Sinpol-DF

Modernização necessária para garantir mais eficiência, representatividade e conquistas para os policiais civis.