Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Policiais civis aprovam que Sinpol-DF apresente contraproposta após novo índice do governo federal

Categoria delibera por contraproposta com média de 28%, diante do índice de 24,32% apresentado pela União.
PCDF Paridade
05/09/2025 19:54

Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na tarde desta sexta-feira, 5 de setembro, no Estacionamento 6 do Parque da Cidade, os policiais civis do DF aprovaram a contraproposta apresentada pelo sindicato durante a reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O governo havia oferecido inicialmente 18%, percentual já debatido em assembleia realizada na quarta-feira, 3. Na reunião desta sexta, a União apresentou um novo índice de 24,32%. A categoria, no entanto, deliberou pela aprovação da contraproposta do sindicato, que prevê uma média de 28%, por entender que ela está mais alinhada com os interesses da categoria e com a luta histórica pela valorização.

O pleito central é de que seja resgatada a paridade salarial com as Polícias Civis dos ex-Territórios e com a Polícia Federal, condição histórica rompida há quase dez anos.

De acordo com o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, o novo índice apresentado pela União representa um avanço, mas ainda aquém do objetivo da categoria. 

“Reconhecemos a sensibilidade do governo Lula em dialogar e apresentar melhorias, mas o nosso compromisso é com a paridade. Foi assim nos dois primeiros mandatos do presidente, quando a isonomia foi garantida, e é nessa confiança que seguimos mobilizados para que, neste terceiro mandato, essa justiça com os policiais civis do DF seja plenamente restabelecida”, ressaltou Freitas.

O Sinpol-DF reforça que continuará mobilizado, em articulação com os parlamentares senadora Leila do Vôlei (PDT) e os deputados federais Rafael Prudente (MDB) e Erika Kokay (PT), além do governo federal, “até que os policiais civis do DF tenham sua justa valorização reconhecida e a paridade plenamente restabelecida”, completou o sindicalista.


Últimas notícias

Nota de Pesar – Adelzito Francisco de Souza, agente de polícia aposentado
Nota de Pesar Luto
Adelzito Francisco de Souza, agente de polícia aposentado

Adelzito fez parte da extinta Guarda Especial de Brasília (GEB) e ajudou a construir a história da Polícia Civil do Distrito Federal, sendo lembrado como um profissional que marcou sua trajetória pela dedicação e pelo compromisso com a segurança pública.

Foto: Sérgio Lima/Poder360
PCDF Paridade
Lewandowski sobre reajuste da PCDF: “Aumentar o máximo que der”. Confira a repercussão

“É sobre o aumento, né? A orientação que eu dei pra o meu pessoal é aumentar o máximo que der”, disse o ministro.

Evento ocorreu no Farol do Cerrado, na região do Lago Norte (DF) | Fotos: Panda Fotografias/Sinpol-DF
Lazer Sinpol-DF
Festa da Mulher Policial Civil do DF reúne centenas de policiais civis em noite de celebração e reconhecimento

Atrações musicais, sorteios e homenagens marcaram o evento promovido pela gestão “União & Luta!” do Sinpol-DF, no Farol do Cerrado.