Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Lula concede reajuste e Sinpol-DF comemora: “Gestão União e Luta! garante o maior reajuste da história da Polícia Civil do DF”

Paridade segue como meta permanente da categoria
Presidência PCDF
01/12/2025 18:00

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) celebra a sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Medida Provisória nº 1.326/2025, publicada no Diário Oficial da União, que estabelece novos valores de subsídio para a Polícia Civil do DF (PCDF). 

Considerando a recomposição implementada em 2023 e os reajustes previstos nos Anexos III e IV da MP, que tratam das carreiras de Delegado; Perito Criminal; Perito Médico-Legista; Agente de Polícia; Escrivão de Polícia; Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia, a categoria acumula aproximadamente 60% de aumento em três anos, consolidando o maior avanço remuneratório da história da instituição.

A conquista resulta da atuação estratégica e contínua da gestão “União & Luta!”, que desde fevereiro intensificou negociações com o Governo Federal, Governo do DF e parlamentares até o limite possível dentro da mesa técnica. Para o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio, a sanção representa o fechamento de uma das articulações mais robustas da história da categoria.

“Este reajuste é fruto de persistência, diálogo técnico e resistência coletiva. Levamos a negociação até onde foi possível para garantir o melhor resultado para os policiais civis. A gestão União & Luta! entrega o maior reajuste da história da PCDF e mantém viva a meta da paridade salarial com a Polícia Federal. É nosso próximo objetivo, a ser buscado com responsabilidade e estratégia", destaca.

O dirigente lembra que o avanço ocorre em um contexto de crescente demanda investigativa, especialmente com o aumento de crimes digitais e da complexidade operacional. “A recomposição fortalece as equipes, melhora as condições de trabalho e amplia a capacidade de resposta diante de uma criminalidade cada vez mais sofisticada", expõe Enoque.

A sanção ocorre paralelamente à autorização para a nomeação de 600 novos policiais civis, medida considerada essencial para iniciar a recomposição do efetivo e apoiar a modernização da estrutura investigativa da PCDF.

Enoque reforça o agradecimento institucional. “O Sinpol-DF reconhece a sensibilidade do presidente Lula e de todos os atores políticos que contribuíram para este resultado. Após meses de negociação, alcançamos um avanço satisfatório para a categoria, que trabalha dia e noite em defesa da sociedade. Seguimos firmes na luta por valorização e dignidade para cada policial civil", conclui o sindicalista.

Confira a MP 1.326, DE 1º de dezembro de 2025


Últimas notícias

AGE foi realizada na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro | Foto: Comunicação
Assunto Sindical Sinpol-DF
AGE do Sinpol-DF reafirma protagonismo da categoria e compromisso com a democracia

A assembleia foi marcada por ampla participação da categoria, debate aberto e respeito absoluto à vontade soberana dos policiais civis.

AGE modernização do Estatuto
Assunto Sindical Sinpol-DF
Acesse a AGE pelo canal do Sinpol-DF no YouTube; acompanhe ao vivo

Assembleia, que pauta a proposta de modernização do Estatuto, ocorre nesta quinta-feira (18)

Nota de Pesar – Leônidas de Melo
Nota de Pesar Luto
Leônidas de Melo, pai do agente de polícia Lidenberg Rodrigues Melo e sogro da agente de polícia Patrícia Azeredo

Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de amor, valores e dedicação à família, que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.