Diretoria do Sinpol-DF participa do XXVI Congresso Nacional da COBRAPOL
Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (SINPOL-DF) estão participando do XXVI Congresso Nacional da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), que acontece em Salvador (BA), de 09 a 12 de abril.
O congresso reúne diretores de entidades de todo o país e promove debates sobre pautas fundamentais da categoria, como a implementação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis nos estados; o combate ao crime organizado; a migração desse crime para plataformas digitais; e o enfrentamento ao assédio moral, sexual, importunação e abuso de autoridade nas Polícias Civis, com foco na mulher policial.
A Lei nº 14.735/2023, que estrutura as carreiras e os órgãos da Polícia Civil, tem sido tema central. Diante da resistência de alguns governadores em aplicá-la, os participantes discutem estratégias para assegurar sua efetivação em todo o país. Foram compartilhadas minutas estaduais elaboradas pelas entidades, em conjunto com as Polícias Civis dos estados, que podem servir de referência nacional da Lei Orgânica, respeitando as especificidades locais.
Durante sua fala, o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, ressaltou a necessidade de avançar na valorização da carreira, com destaque para a adequação do cargo de Oficial Investigador, alinhada aos desafios e à complexidade do trabalho técnico desenvolvido pela categoria.
“Mesmo diante de tantos desafios, nossos investigadores seguem apresentando resultados expressivos, que mantêm a capital livre do crime organizado. Nosso compromisso agora é dar mais um passo na valorização, com a adequação do cargo de Oficial Investigador à realidade do trabalho técnico desenvolvido", destacou.
Durante o encontro, também foi deliberada, votada e aprovada a inclusão da luta pela criação do Ministério da Segurança Pública como pauta prioritária da COBRAPOL.
No debate, o ex-presidente do Sinpol-DF e atual diretor de Assuntos Parlamentares da COBRAPOL, Alex Galvão, apresentou uma pesquisa com propostas para ampliar o número de filiados aos sindicatos.
Foi incluída na pauta, ainda, a reestruturação da diretoria executiva da COBRAPOL. Giancarlo Miranda (MS), que ocupava o cargo de 1º vice-presidente, assumiu a presidência da entidade, sucedendo Adriano Machado Bandeira (SE). Leandro de Almeida, presidente do Sinpol-RR, foi eleito 1º vice-presidente, e Tony Brito, presidente do Sinpol-CE, assumiu como 2º vice-presidente.
A participação do Sinpol-DF reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento das pautas sindicais e institucionais da categoria. Na próxima semana, a diretoria apresentará os desdobramentos dos debates e os encaminhamentos que nortearão futuras ações em defesa dos policiais civis do DF.
Últimas notícias

Sinpol-DF se manifesta sobre abordagem policial na 112 Norte e reforça confiança na apuração pela PCDF
Diante da repercussão do caso, o Sinpol-DF destaca que está acompanhando de perto o andamento das apurações, com atenção ao cumprimento do devido processo legal e à garantia plena dos direitos dos policiais civis envolvidos.

Cuidar do sorriso ficou mais fácil para os sindicalizados ao Sinpol-DF
Iniciativa é mais um passo do Sindicato na ampliação de benefícios concretos para seus associados e associadas

Policiais civis do DF conquistam 212 medalhas em mundial nos EUA e lideram ranking internacional
Com 90 medalhas de ouro, 61 de prata e 61 de bronze, os policiais civis do DF garantiram a 1ª colocação no ranking mundial da competição.