Delegacia Eletrônica da PCDF se destaca pela eficiência no atendimento a vítimas de violência doméstica
O trabalho dos policiais civis da Delegacia Eletrônica da PCDF tem garantido agilidade e eficiência no atendimento à população. Entre janeiro e julho de 2026, foram registradas 1.423 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, 23% a mais que no mesmo período de 2025.
Em 75% dos casos, foram solicitadas medidas protetivas de urgência, com índice de deferimento de 90%.
Considerando ocorrências de todas as naturezas, a unidade registrou 140.564 ocorrências no período, contra 135.374 em 2025, crescimento de 3,8%. Atualmente, a Delegacia Eletrônica é responsável por 52% de todos os registros de ocorrência da PCDF.
O trabalho também se destaca pela produtividade. Cada policial em Serviço Voluntário Gratificado (SVG) analisa e homologa, em média, 45 registros a cada seis horas, com tempo médio de resposta entre cinco e sete minutos.
ATENDIMENTO COMPLETO E RESPOSTA RÁPIDA
Nos casos relacionados à Lei Maria da Penha, as equipes realizam o ciclo completo do atendimento, desde a análise do registro até a solicitação de medidas protetivas e, nos casos mais graves, a realização de diligências.
Cerca de 90% das ocorrências são solucionadas em até 24 horas, permitindo que grande parte das vítimas seja atendida sem precisar comparecer presencialmente a uma delegacia.
Além de facilitar o acesso da população aos serviços da PCDF, a atuação da Delegacia Eletrônica contribui para reduzir a sobrecarga das unidades circunscricionais, permitindo que seus policiais concentrem esforços em demandas que exigem atendimento presencial e atuação em campo.
SINPOL-DF VISITA A UNIDADE, RECONHECE TRABALHO DAS EQUIPES E COBRA MAIOR INVESTIMENTO
A diretoria do Sinpol-DF esteve reunida com os policiais na unidade e constatou que, além de reconhecer a capacidade técnica, o comprometimento e a eficiência dos profissionais, é preciso valorizar os resultados alcançados com maior investimento e ampliação da capacidade de atendimento.
Entre as melhorias defendidas pelo sindicato estão o aumento do efetivo no plantão da Delegacia Eletrônica, que hoje não dispõe de reforço por SVG; a criação da chefia de plantão, garantindo isonomia e justiça aos policiais da unidade; e o desenvolvimento de novas tecnologias de apoio ao trabalho realizado pelas equipes.
“Os números demonstram a dimensão e a importância do trabalho realizado diariamente pelos policiais civis da Delegacia Eletrônica. São profissionais que utilizam a tecnologia para dar respostas rápidas à população e, em situações de violência doméstica, garantir acolhimento e proteção às vítimas. É um trabalho que merece todo o nosso reconhecimento e também o nosso apoio na busca por melhorias”, destaca o presidente do Sinpol-DF, agente de polícia Marlos Valle.
“Em nome da gestão Independência, Articulação & Resultado, parabenizo todos os policiais civis que integram essas equipes. Resultados como esses demonstram a excelência dos nossos profissionais e reforçam a importância de uma Polícia Civil cada vez mais estruturada e valorizada”, conclui.
Últimas notícias

Delegacia Eletrônica da PCDF se destaca pela eficiência no atendimento a vítimas de violência doméstica
Atuação das equipes garante agilidade no atendimento e permite que grande parte dos casos seja processada sem a necessidade de comparecimento presencial da vítima, evitando uma sobrecarga ainda maior nos demais plantões

Comunicado: Sinpolzinho estará fechado nesta sexta-feira (28/8)
Os filiados que precisarem de atendimento poderão entrar em contato com a sede do sindicato

Vitor Ribeiro Moura, agente de polícia da PCDF
Sua partida deixa uma profunda lacuna entre familiares, amigos e companheiros de profissão

