Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Agente da PCDF vence Ultratriathlon e se prepara para representar o Brasil no WPFG

Marcelo Macintyre completou 11,4km de natação, 540km de ciclismo e 126km de corrida em 46h11min41s
Esporte PCDF
15/05/2025 08:00

O Agente de Polícia Civil Marcelo Macintyre conquistou um feito histórico para o esporte e para a segurança pública do Brasil: venceu a Copa do Mundo de Ultratriathlon, na modalidade Triplo Ironman Contínuo, completando a prova em 46h11min41s — tempo espetacular para um desafio que envolve 11,4km de natação, 540km de ciclismo e 126km de corrida sem pausas, com limite máximo de 60h.

Mais que cruzar a linha de chegada, Marcelo escreveu seu nome na história da modalidade. Tornou-se o primeiro policial a completar essa distância, alcançou o 2º melhor tempo brasileiro (atrás apenas do recordista sul-americano Sérgio Cordeiro) e foi o 4º brasileiro a concluir a prova. 

“A sensação ao terminar foi de profunda gratidão. Compartilhar esse momento com minha família e saber que Deus me deu serenidade para superar cada obstáculo foi indescritível”, destacou o atleta em entrevista ao Sinpol-DF.

Com apenas quatro anos de prática no triathlon, Marcelo já coleciona feitos notáveis, como a participação em três Ironmans (Brasil e México), além de conquistas no crossfit, MMA e ultramaratonas. Mas nada se compara ao desafio que venceu agora. 

 

Macintyre conta que apesar do cansaço, desistir nunca passou por sua cabeça | Foto: Arquivo pessoal.

“Durante as 46 horas, não dormi. Tive dores abdominais, quase entrei em hipotermia, mas desistir nunca passou pela minha cabeça. Treinei para isso. E minha mente estava preparada”, conta ele, que chegou a pedalar 400km e correr 40km em treinos realizados ainda de madrugada, antes do expediente policial.

Agora, com a recente vitória no currículo, Marcelo se prepara para representar a Polícia Civil do DF no World Police and Fire Games (WPFG), um dos maiores eventos esportivos do mundo para integrantes da segurança pública. Ele já participou da edição de 2017, em Los Angeles, ficando em 4º lugar no crossfit. 

Para 2025, o foco agora é outro: mais força, mais velocidade – e a certeza de que a PCDF estará muito bem representada.

"Esporte é vida. Aos colegas que pensam em começar, deixo o incentivo: vá no seu tempo, respeite seus limites e não se compare com ninguém. Um dia, quem sabe, nos encontramos numa ultra por aí”, conclui.

O Sinpol-DF parabeniza o agente por sua dedicação, disciplina e inspiração — assim como todos os atletas da PCDF que se preparam para o World Police and Fire Games. Mais do que conquistas esportivas, suas trajetórias refletem a força, a resistência e o compromisso dos policiais civis do DF. Que venha o WPFG — e o sonho de mais medalhas para a nossa Instituição!
 


Últimas notícias

Cardeal foi recebido calorosamente pela diretoria e funcionários | Fotos: Comunicação Sinpol-DF
PCDF Espiritualidade
VISITA HISTÓRICA: arcebispo de Brasília visita o Sinpol-DF, abençoa policiais civis e leva mensagem de paz e esperança

Líder da Igreja Católica em Brasília reconhece a importância dos policiais civis e celebra momento de espiritualidade e união com a categoria.

O encontro trouxe atualizações sobre as tratativas do Fórum de Negociação | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.
PCDF Paridade
Sinpol-DF reúne representantes sindicais e alinha informações sobre processo de simetria salarial

Comunicação técnica célere foi viabilizada pela implementação do Fórum, ressaltou o presidente do Sinpol-DF

Luana aborda temas centrais para a categoria, como os desafios da Segurança Pública no país, o papel das polícias judiciárias | Foto: Reprodução
Comunicação Segurança Pública
Vice-presidente do Sinpol-DF discute Segurança Pública e valorização dos policiais civis no podcast Opinião Segura

Episódio vai ao ar nesta terça-feira (3), abordando os desafios da Segurança Pública, o papel da PCDF e a atuação sindical como ferramenta de valorização da categoria.