Mês da Mulher: conheça seis mulheres pioneiras para o legado feminino na PCDF
O Dia Internacional da Mulher inspira reflexão sobre a trajetória feminina na sociedade e a busca por igualdade e reconhecimento. No âmbito da segurança pública, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) tem em sua história mulheres que desafiaram barreiras e abriram caminhos para novas gerações.
Neste recorte, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) destaca seis pioneiras que contribuíram para o legado feminino na Instituição e na liderança sindical no âmbito da PCDF.
Ameluiza Leal dos Reis – Primeira mulher policial civil do DF (1960)
Natural do Piauí e criada no interior paulista, Ameluiza Leal dos Reis ingressou na PCDF aos 24 anos, na década de 60, tornando-se a primeira mulher a integrar a instituição. Em um ambiente dominado por homens, ela enfrentou resistências, inclusive de sua própria família, mas seguiu determinada.
Trabalhou por três décadas na 12ª Delegacia de Polícia e construiu uma carreira exemplar. Seu pioneirismo e dedicação foram reconhecidos pelo Sinpol-DF, que, em 2018, prestou-lhe uma homenagem, destacando sua trajetória e contribuição para a instituição.
"Só tinha homem, minha família não queria. Mas era meu caminho e eu não escolheria outra profissão. Graças a Deus, agora temos muitas policiais civis", disse a veterana na ocasião.
Mailine Alvarenga – Primeira mulher a liderar a PCDF (2011)
Nascida em Belo Horizonte e criada em Brasília, Mailine Alvarenga sonhava com a carreira jurídica, mas encontrou sua paixão na Polícia Civil. Ingressou na PCDF em 1988 e, em 2011, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora-Geral da Instituição.
"Não permita desrespeito e menosprezo a sua condição de mulher. Nunca desista; seja protagonista; tenha espírito de equipe; assuma a sua responsabilidade e busque inovação", aconselhou durante um vídeo gravado pela PCDF para a Semana Internacional da Mulher, em 2024.
Adriane Correia de Freitas – Primeira mulher piloto da Divisão de Operações Aéreas da PCDF (2012)
Agente da PCDF desde 1989, Adriane Correia de Freitas não imaginava que se tornaria piloto. A paixão pela aviação surgiu no percurso e, em 2012, ela quebrou barreiras ao integrar o quadro de pilotos da Divisão de Operações Aéreas.
"Diversas vezes eu pensei que não ia dar conta, mas meus colegas me ajudaram, sacudi a poeira e continuei", compartilhou em uma reportagem concedida ao G1.
Graziela Ramalho – Primeira mulher no Curso de Operações Policiais Especiais (2013)
Desde que ingressou na PCDF em 2010, Graziela Ramalho tinha um objetivo: participar do Curso de Operações Policiais Especiais. Ela concluiu a capacitação em 2013, superando desafios que exigiam preparo físico e emocional.
"As exigências eram sempre na mesma medida e proporção, não havia nenhuma distinção por ser mulher. Apesar de ser desafiador, achei importante ser tratada de forma igual", destacou à época ao Jornal de Brasília.
Cláudia Alcântara - Primeira mulher presidente do Sindepo-DF (2022)
Com mais de 30 anos de carreira, Cláudia Alcântara trilhou uma jornada marcada por importantes cargos dentro da PCDF, incluindo a Direção da Academia de Polícia e a Corregedoria-Geral. Em 2022, tornou-se a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF).
"Eu gosto de lutar pelas causas que acredito serem justas. Tem várias que precisamos conquistar. Acredito que quem quer, faz", afirmou em entrevista ao Blog do Elijonas Maia.
Luana de Ávila - Primeira mulher a presidir o Sinpol-DF interinamente (2024)
Secretária-geral do Sinpol-DF e vice-presidente em exercício, Luana de Ávila foi pioneira ao assumir interinamente a presidência da entidade em abril de 2024. Atuante na defesa dos direitos dos policiais civis, ela se dedica a ampliar a voz da categoria por meio de ações estratégicas em conjunto com os demais diretores da entidade.
"Estamos presentes em espaços antes inacessíveis e entregamos resultados com excelência. Enfrentamos desafios diários, às vezes em jornada mais que dupla. A nossa participação na sociedade não é apenas cor-de-rosa", pontuou ela durante seu discurso na solenidade em homenagem ao aniversário do Sinpol-DF.
Neste Dia Internacional da Mulher, trajetórias inspiradoras como as destacadas acima reafirmam a importância da presença feminina na segurança pública e reforçam que a luta por espaço e reconhecimento segue viva. Que as conquistas dessas mulheres sirvam de incentivo para tantas outras que desejam trilhar esse caminho.
Últimas notícias

Alexandre Machado da Silva, agente de polícia veterano
Alexandre era gebiano e faleceu nesta quarta, 07 de maio

Atletas da PCDF ajustam o fôlego para novo desafio no WPFG nos Estados Unidos
Equipe masculina de futebol da PCDF se prepara para o World Police & Fire Games 2025, que será realizado em Birmingham, no Alabama (EUA)

Policiais civis do DF brilham no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu
Atletas da PCDF conquistam lugar no topo do pódio em uma das competições mais tradicionais do mundo