Os integrantes do Conselho Fiscal têm realizado, nas últimas semanas, reuniões na sede do Sinpol-DF (Asa Norte) para analisar, mais criteriosamente, as receitas e despesas do sindicato.
Esta foi uma decisão acordada entre os conselheiros para assegurar maior transparência e eficácia na análise contábil e financeira. Por essa razão, as reuniões têm sido mais frequentes.
O presidente do Conselho Fiscal do Sinpol-DF, Jonilson Santana, afirma que as reuniões são ordinárias e previamente estabelecidas, conforme prevê o estatuto da entidade.
“Estamos intensificando as atividades para melhor apreciar e analisar os lançamentos financeiros. Dessa forma, há mais transparência nas contas”, esclareceu.
Nas recentes reuniões do Conselho Fiscal foi verificado que:
I – Movimentações bancárias e aplicações financeiras.
a) Conferência dos lançamentos débitos e créditos dos extratos bancários, verificando-se compatíveis com a documentação adequada;
b) Comparou-se saldos iniciais e finais das contas bancárias e das aplicações financeiras pelos extratos bancários fornecidos, bem como os respectivos saldos registrados pela contabilidade;
II – Os valores pagos a fornecedores e prestadores de serviços verificou-se se estão suportados por Contratos e a respectiva confirmação externa dos valores.
III – Os bens patrimoniais e os respectivos registros foram devidamente confrontados.