Da Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) recebeu, na tarde desta quinta, 26, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF)
Durante a conversa, que aconteceu na sede do sindicato, na Asa Norte, foram tratados diversos temas de interesse da categoria policial civil.
O deputado afirmou que provavelmente teria uma reunião com o governador Ibaneis Rocha (MDB) no dia seguinte, a sexta 27, onde tentaria obter maiores informações a respeito da publicação da Medida Provisória (MP) com o reajuste da categoria.
Os diretores sindicais frisaram que a categoria não ficou satisfeita com o índice de apenas 8% e que é importante que se resolva a recomposição integral, conforme promessa do governador – 37%.
Também foi discutida a necessidade de mudança no modelo de assistência à saúde dos policiais civis, inclusive utilizando os parâmetros da Polícia Militar do DF (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). As duas instituições mantém convênios com hospitais, clínicas e laboratórios, além de contar com o ressarcimento de despesas para os policiais que moram em outras unidades da federação.
Os diretores lembraram que, enquanto a PM e o CBMDF utilizam mais de R$ 250 milhões por ano com esse fim, a PCDF investe menos de R$ 10 milhões em seus servidores ativos e aposentados.
Para que a situação seja revertida, o sindicato entende que a PCDF deve passar a enxergar que a destinação de recursos para a saúde da família policial como um investimento e não uma despesa. Esse investimento, inclusive, precisa ser multiplicado por dez para que ao menos comece a melhorar a condição precária em que estão os policiais civis e seus dependentes.
Claudio Abrantes afirmou que irá se empenhar na busca dessas melhorias junto à PCDF e ao Governo do Distrito Federal (GDF). Também se comprometeu a continuar defendendo as demais pautas reivindicatórias que signifiquem melhorias para os policiais civis e a agendar uma reunião com o governador no mês de janeiro.