Da Comunicação Sinpol-DF
Mais de 200 crianças da Cidade Estrutural receberam nesta quinta, 19, os brinquedos arrecadados pela campanha “Natal Solidário”, organizada pela Diretoria de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF. Confira galeria de fotos acima
Parte dos brinquedos foi entregue aos meninos e meninas atendidos pela Creche Tia Tatá. A outra parte foi distribuída entre crianças que moram na vizinhança. A entidade é comandada há quase seis anos por Maria da Conceição Ferreira, a “Tia Tatá”, mantida exclusivamente por doações.
Hoje, a creche tem 89 crianças com idade entre dois e oito anos. Todos são filhos de mãe solteira – principal condição para serem acolhidas por Tia Tatá. “As mães trabalhavam no lixão e, hoje, estão nas cooperativas. Elas mesmas me procuram, eu faço uma visita para avaliar a situação de cada uma e, a partir disso, aceito a criança aqui”, explica.
As crianças atendidas pela creche recebem quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. “Não tenho convênio com ONG ou governo; tudo é doado por pessoas comuns”, informa Tia Tatá.
Este é o quarto ano consecutivo em que o Sinpol arrecada brinquedos ou alimentos para serem doados à entidade, em diferentes ocasiões. “Só tenho a agradecer a boa vontade de cada um de vocês. Essa ação é a alegria dessas crianças. Vocês estão de parabéns por essa atitude nobre”, agradeceu.
Para Sueli de Barros, diretora-adjunta de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do sindicato, ver o sorriso no olho de cada criança que recebeu o brinquedo é o maior retorno que uma ação como essa pode gerar.
“Mais que uma boa ação, isso aqui representa o melhor da vida, que é ajudar o próximo”, diz a diretora. “A Tia Tatá é uma mulher de fibra, que faz tudo sozinha, sem a ajuda de ninguém. É um trabalho que precisa não só de ajuda, mas de reconhecimento”, completa Sueli.
Além de Sueli, o diretor José Carlos Saraiva, uma equipe de funcionários do sindicato (tanto da sede quanto da filial, o Sinpolzinho) e de voluntários que ajudaram na arrecadação dos brinquedos acompanharam a entrega.
OUTROS PROJETOS
O trabalho social da Tia Tatá não se restringe à creche: no prédio ao lado, ela está finalizando a construção de um espaço que funcionará como lan house para toda a comunidade. “Nós vamos abrir para crianças que precisarem fazer os trabalhos da escola ou qualquer pessoa que precise usar a internet”, adianta. Os computadores foram doados por um banco.
No local, uma turma de 25 pessoas – adultos com idades além de 60 anos – recebe aulas de alfabetização com uma professora voluntária que vive na própria comunidade. As aulas ocorrem de segunda à sexta, à noite.
Ainda às sextas, Tia Tatá oferece um jantar para a comunidade. Ela chega a servir até 200 pessoas de uma vez. O cardápio varia conforme a disponibilidade dos ingredientes: “Se eu tiver salsicha, faço um cachorro-quente; se eu tiver frango, preparo uma galinhada”, explica.
Quem desejar fazer doações de alimentos ou roupas, pode entrar em contato com Tia Tatá pelo telefone (61) 99648-3772 por ligação ou whatsapp. As doações podem ser entregues na creche, ou em algum lugar previamente combinado com ela.