Da Diretoria Executiva
A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vem a público manifestar total apoio ao Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol Sergipe) que tem empreendido uma importante luta na modernização da Polícia Civil daquele estado.
O Sinpol Sergipe tem defendido a unificação dos cargos de agente, escrivão, agente auxiliar de 1ª classe, agente auxiliar de 2ª classe, detetive e agente policial no cargo de Oficial de Polícia Civil (OPC).
A iniciativa é inovadora e inédita no Brasil. A unificação dos cargos promete mais eficiência nas investigações e, principalmente, no serviço prestado à sociedade, uma vez que a população sergipana contará com uma Polícia Civil mais enxuta, embora multidisciplinar e com conhecimento em todas as áreas do saber.
O projeto não tem impacto financeiro para o Estado, pois não trata de remuneração. O cargo de Oficial de Polícia Civil continuará sendo acessível por meio de concurso público de nível superior em qualquer área de formação.
A medida também terá grandes impactos dentro da Polícia Civil por possibilitar a desburocratização e simplificação dos procedimentos, bem como a melhoria dos resultados das investigações.
Trata-se de uma revolução, sobretudo quando se avalia que, no Congresso Nacional, as discussões que envolvem a carreira de policial não têm progredido como se espera.
Mas, assim como em âmbito nacional, o Sinpol Sergipe tem enfrentado a resistência de alguns segmentos que tentam, a todo custo, minar o projeto – ainda que ele não trate das atribuições de outros cargos senão os já mencionados.
O Sinpol-DF se soma às demais entidades que acreditam na proposta de unificação por acreditar que ela é um caminho para que a Polícia Civil evolua nas suas atribuições, proporcione uma carreira mais atrativa e justa para os servidores e melhore, ainda mais, o serviço prestado à sociedade.