Da Comunicação Sinpol-DF
Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) convocada para a tarde desta segunda, 27, foram aprovadas, por unanimidade, as contas do último ano fiscal do Sinpol-DF – referentes ao período entre maio de 2018 a abril de 2019. Apresentada na mesma oportunidade, também foi unânime a aprovação da Previsão Orçamentária para o próximo período – maio de 2019 a abril de 2020.
Assim como ocorreu nos últimos quatro anos, as contas da gestão “Juntos Somos Fortes!” foram auditadas antes mesmo de serem apresentadas em assembleia. Segundo o relatório do VR Group – empresa de auditoria externa responsável pela análise das contas –, as demonstrações contábeis examinadas “apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal”.
LISURA
O documento emitido pela VR Group indicou a aprovação das contas sem qualquer ressalva, atestando a lisura dos números apresentados pela diretoria. “Foi feito um longo trabalho de revisão dos saldos contábeis do sindicato”, informou o auditor Rodrigo Silva, ressaltando que é comum, em outras entidades, a apresentação de somente parte das informações.
“Aqui, nós tivemos acesso à demonstração completa, incluindo arrecadações e despesas, ativos e passivos”, elogiou Rodrigo. “Nós, como auditores independentes, emitimos opinião, sem ressalvas, sobre esse período”, finalizou. O relatório foi aprovado e endossado também pelo Conselho Fiscal do Sinpol-DF. “Não encontramos nenhuma irregularidade, atendendo ao cumprimento das normas legais e regulamentadoras”, informou a conselheira Anelita Maria Pires
Ao fazer a leitura do parecer, ela informou que “o Conselho Fiscal constatou que os recursos foram utilizados conforme previsão orçamentária aprovada em assembleia de contas do ano anterior”. Ela acrescentou ainda que o exercício fechou com resultado positivo, pontuando que as receitas e as despesas mantiveram-se estáveis, “apesar do aumento de taxas, impostos e inflação do período”.
ECONOMIA
A aprovação total das contas, para a tesoureira do Sinpol-DF, Elcimar Nunes, atesta o quanto a administração da entidade tem sido financeiramente responsável. “Nós conseguimos reduzir, significativamente, os custos de uma série de serviços. Com isso, liberamos recursos e ampliamos os investimentos em áreas importantes, como as mobilizações e campanhas de valorização, que são funções precípuas do sindicato”, destacou.
Um item gerador de grande economia, os custos com telefonia celular, têm caído continuamente desde o exercício 2014/2015. O total gasto no último ano, por exemplo, foi 40% menor do que o registrado no primeiro ano da série.
Apesar dos sucessivos aumentos no preço da gasolina e das diversas mobilizações e manifestações realizadas no último ano – demandando o frequente deslocamento de diretores e funcionários – o gasto com combustíveis ficou aquém do permitido pelo estatuto e muito abaixo dos valores de 2014/2015 – com uma diferença de R$ 65 mil. Da mesma forma, nenhuma das demais despesas da Diretoria Executiva que têm ressarcimento previsto em estatuto alcançaram o total preconizado.
PREVISÃO
Na sequência, foi apresentada também a Previsão Orçamentária do Sinpol-DF para o exercício 2019/2020. Assim como nos últimos anos, as áreas com maior orçamento são as de Promoção e Valorização da Categoria, Assistência Jurídica e Pessoal. Colocada em votação, a Previsão Orçamentária foi aprovada de forma unânime.