Da Comunicação Sinpol-DF
Conforme acordado após ação realizada na quarta, 10, as lideranças das entidades representativas que compõem a União dos Policiais do Brasil (UPB) estiveram nesta quinta, 11, com a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). O Sinpol-DF foi representado pelo diretor Alex Galvão, também vice-presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).
A líder do governo no Congresso Nacional havia concordado em receber dos policiais as sugestões de mudanças para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que instituiu a Reforma da Previdência – a PEC 06/2019.
Os representantes da UPB, que congrega as forças de segurança pública do país, montaram uma proposta de emenda modificativa que contempla uma situação mais favorável para esses servidores. Ainda nesta quinta, a UPB se reuniu para ajustar o texto final de sua emenda. Em seguida, ocorreu o encontro com a deputada Joice Hasselmann e foi formalizada a entrega.
Na oportunidade, a parlamentar se colocou sensível ao pleito dos policiais, que, em razão do desempenho de atividade de risco, cobram critérios diferenciados para a aposentadoria. Ela também se comprometeu a levar a demanda ao presidente Jair Bolsonaro e à equipe econômica do governo.
Além de apresentarem as características do trabalho policial, incluindo a maior incidência de responsabilidades e acesso reduzido a direitos disponíveis para os demais trabalhadores, os policiais lembraram que o presidente nomeou a Segurança Pública como carro chefe de sua campanha.
Também foi colocado à líder do governo que seria uma grande decepção, agora, o presidente corroborar com essa perda de direitos dos servidores policiais tendo contado com o apoio maciço da categoria.
A emenda entregue à deputada garante direitos como regra de transição; diferenciação entre homens e mulheres, a exemplo da regra geral; paridade e integralidade; além de melhorias nas pensões.
O Sinpol-DF conclama os policiais civis a permanecerem em alerta e atenderem as convocações da UPB, principalmente quanto às ações de convencimento dos parlamentares sobre os prejuízos da Reforma para os operadores de Segurança Pública.