Da Comunicação Sinpol-DF
Dois agentes de polícia da Divisão de Operações Especiais (D.O.E) representaram os policiais civis do DF no “CrossFit Games: The Open”, campeonato mundial anual online da modalidade: Marcelo Macityre e Ricardo Monteiro.
Ambos competiram na categoria LEO (Law Enforcement Officer), que abrange policiais e agentes da lei de todo o mundo.
Marcelo, que pratica crossfit há três anos, conquistou duas posições no pódio: o 2º lugar do Brasil e da América do Sul na categoria 40-44 anos. No ranking mundial ele é, hoje, o 26º colocado. Ele entrou na Polícia Civil do DF (PCDF) em 2010.
“Foi um resultado bem legal porque é uma competição muito difícil, que engloba policiais de todo o mundo. Pratico crossfit há pouco tempo e pude conferir como estamos em relação aos demais países”, pontua Macintyre.
Além dessa competição, o agente de polícia também participou da edição 2017 do World Police and Fire Games (WPFG), conhecido como “as olimpíadas dos policiais e bombeiros”, que ocorreu em Los Angeles. Lá, ele conquistou o 4º lugar.
Já Ricardo, policial civil há sete anos, ficou no 1º lugar da América do Sul na categoria 35-39 anos. Ele já havia repetido o feito em 2016, quando conquistou o 1º lugar da América Latina (neste ano, contudo, ainda não havia a divisão por faixa etária; em 2017 ele não participou por causa de uma lesão).
“A participação entre policiais do mundo inteiro é enorme. O Open é uma chance de avaliar seu desempenho e compará-lo com resultados de outros atletas nas diversas partes do mundo, daí a importância e o significado da competição para quem busca os melhores resultados”, comemora o agente de polícia, que pratica crossfit há quatro anos.
“Todo atleta ou praticante de crossfit já ouviu ou vai ouvir falar em Open, que é uma competição online em que atletas do mundo inteiro podem se inscrever e postar seus resultados. São cinco semanas de competição e, em cada uma delas, é dada uma rotina de exercícios ou workouts para serem realizados”, acrescenta.
Ricardo também participou do WPFG 2017, onde foi campeão da categoria 34-39 anos, trazendo o título para o Brasil. Em 2016, o policial civil competiu no Monstar Games e no Wodland, ambos na categoria Elite; ele esteve, ainda, no Torneio Crossfit Brasil em 2015, maior evento da modalidade no país.
O CROSSFITGAMES: THE OPEN
O CrossFit Games Open é um campeonato anual mundial online que acontece desde 2007 e representa o primeiro passo para o maior campeonato do mundo de CrossFit. Este campeonato tem uma característica especial de inclusão de todos os praticantes de CrossFit independentemente do seu nível de condicionamento físico.
Participar do Open proporciona um desafio pessoal e ao mesmo tempo uma oportunidade de realizar movimentos praticados por atletas do mundo inteiro. O campeonato acontece durante cinco semanas seguidas, sendo que em cada semana é lançado um desafio diferente para os participantes, normalmente um treino envolvendo diversos movimentos realizados no CrossFit.
Todas as fases do Open possuem níveis/categorias diferentes, inclusive adaptativos, para os portadores de necessidades especiais, que proporcionam a inclusão de qualquer pessoa no campeonato. O Open é uma oportunidade de pessoas comuns e atletas profissionais conhecerem sua performance e se situar no esporte em relação ao mundo.
Resultados – CrossFit Games: The Open 2018 |
|
Ricardo Monteiro – Cat. 34-39 anos | Marcelo Macintyre – Cat. 40-44 anos |
1º Lugar da América do Sul | 2º Lugar do Brasil
2º Lugar da América do Sul |