Da Comunicação Sinpol-DF
A diretoria do Sinpol-DF esteve presente no IV Congresso da Federação Interestadual dos Policiais Civis da Região Norte (Feipol Norte), que abordou o tema “Polícia Civil: O desenvolvimento das atividades investigativas e seus desafios estruturais”.
O evento ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de março, em Porto Velho, Rondônia. Na ocasião, o sindicato foi representado pelo diretor-adjunto de Assuntos Sindicais, Jackson Dantas, e pela diretora-adjunta de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, Sueli de Barros.
Durante os três dias, o evento possibilitou a troca de experiências e informações sobre conquistas da categoria e reuniu representantes sindicais de vários estados para debater os assuntos pertinentes aos policiais civis do Brasil.
A criação de uma carreira única nas polícias civis e a participação dos policiais civis na política foram assuntos amplamente discutidos – no caso deste último, trata-se uma bandeira levantada pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), que defende uma participação direta dos policiais civis, em todos os estados, nas eleições deste ano, seja como candidatos ou apoiando, claramente, aqueles que estejam alinhados com os interesses da categoria.
Também se colocou em debate a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI-5039), que a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia ingressou contra a aposentadoria especial dos policiais civis do estado. Apesar de se reportar a uma situação local, a ADI é de interesse geral, pois uma decisão em Rondônia, pode ter reflexos para policiais civis de todo o país.