Da Comunicação Sinpol-DF
A diretoria do Sinpol-DF esteve reunida na manhã desta quarta, 13, com os três escritórios que respondem pelas ações institucionais e coletivas do sindicato: Machado e Gobbo, Fonseca de Melo e Brito e Valadares Advogados Associados.
Na pauta, foram discutidas estratégias de ações judiciais que irão ser propostas nas próximas semanas. Uma delas, a ser proposta junto ao Poder Judiciário acerca da ilegalidade da exigência de uma mensagem para assegurar qualquer reajuste salarial aos policiais civis do DF.
Além disso, o sindicato também vai questionar judicialmente o uso indevido do Fundo Constitucional que, hoje, tem sido desviado para outras áreas do governo, contrariando o que diz a Constituição Federal e a Lei 10.633/02.
A união de esforços entre os três escritórios e a diretoria para tratar desses assuntos demandará uma segunda reunião que ocorrerá na próxima semana, para definição de todas as ações a serem propostas por cada escritório. A expectativa é de que um plano de ação seja concluído em até duas semanas.
Ex-ministros do STF e escritórios com trâmite nos Tribunais Superiores já foram consultados e aguarda-se, nesse período, a apresentação de propostas de ações e pareceres desses escritórios que poderão embasar as teses defendidas pelo sindicato.
Ao mesmo tempo, ações políticas estão em andamento no sentido de buscar a paridade.