Certificado é ilustrado pela figura de um cadeado na barra de endereços do navegador de internet

Da Comunicação Sinpol-DF

Dentro do processo de melhorias realizadas no site do Sinpol-DF, cujo marco principal foi o lançamento de um novo layout no fim do ano passado, mais uma etapa foi finalizada nesta semana: a página recebeu o “Certificado SSL”, abreviação para Secure Sockets Layer.

O SSL é um protocolo que garante aos usuários que o site acessado por eles é seguro. Isso pode ser notado pelo ícone de um cadeado fechado exibido no navegador de internet junto com o termo “https://” antes do endereço da página.

Ambos os ícones aparecem na cor verde indicando, ainda, que todas as informações trocadas entre o dispositivo do usuário (computador, tablet, smartphone etc.) são criptografadas. Assim, dados como login, formulários, e-mails e transações com cartão de crédito são transmitidos de forma segura.

“A segurança que implantamos no site do Sinpol-DF é em nível igual ao utilizado por bancos para os sistemas de internet banking. Todos os filiados agora estão resguardados quanto a troca de informações dentro do site. Mesmo quando não estiverem logados”, explica Tulliu Borba, proprietário da Via Tecnologia, empresa que presta serviços de Tecnologia da Informação (TI) ao Sinpol-DF.

Além de tornar o site do Sinpol-DF mais seguro, o Certificado SSL coloca a página do sindicato em outro patamar dentro do tráfego de usuários do Google, que privilegia em seus resultados de busca as páginas mais seguras e mais rápidas.

As melhorias continuam nas próximas semanas: o próximo desafio é levar o site a carregar mais rápido, sobretudo para aqueles que o acessam via dispositivos móveis – uma tendência mundial entre os usuários da web.

Para isso a página do sindicato vai aderir ao projeto Accelerated Mobile Pages (AMP), desenvolvido pelo Google. A iniciativa tem como objetivo melhorar o desempenho da navegação na internet por dispositivos móveis levando as páginas da web a carregarem quase que instantaneamente quando o usuário clicar em algum link, criando uma experiência tão rápida e responsiva quanto os aplicativos nativos de celular.

Filiação