Da Comunicação Sinpol-DF
É nesta quarta, 8, o Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial. A manifestação começa às 13h30, com a concentração na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Ministério da Justiça e Cidadania.
O Sinpol-DF disponibilizará dois ônibus para o transporte dos policiais civis a partir do Complexo da Polícia Civil do DF, a partir das 13h, fazendo o percurso de ida-e-volta durante o evento.
Servidores da Segurança Pública todo o Brasil estarão na Esplanada dos Ministérios para manifestar ao governo federal o repúdio sobre a Reforma da Previdência, cuja proposta deixa de reconhecer o trabalho policial como atividade de risco.
O ato é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), uma associação de 31 entidades de classe de todo o país, entre elas o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).
Leia Mais
- UPB realizará ato em Defesa da Aposentadoria Policial
- Sinpol-DF participará de mobilização nacional pela aposentadoria policial
- Diretoria cobra no Congresso manutenção da aposentadoria especial
- Diretoria detalha atuação em defesa da aposentadoria policial
- Aposentadoria especial é discutida entre mulheres policiais e ministro
A PEC
O texto da PEC 287/2016, que institui a Reforma da Previdência, é tido como uma ameaça à sociedade e resultará em uma polícia cada vez mais envelhecida nas ruas.
É, também, uma medida desrespeitosa para com os profissionais da Segurança Pública, que têm uma expectativa de vida cerca de 15 anos inferior a do restante da população.
Caso seja aprovada como está, a polícia brasileira será a mais velha do mundo.
O texto enviado para o Congresso eleva a idade mínima de aposentadoria dos profissionais da Segurança Pública para 65 anos, com tempo mínimo de contribuição de 25 anos. Para receber o benefício integral, o policial terá que trabalhar cerca de 50 anos.