O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) convoca a categoria para duas ações nesta terça, 22, pela manhã.
Às 10 horas, na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), da Câmara Legislativa do DF (CLDF), serão apresentados os relatórios parciais do orçamento do GDF para 2017. O Sinpol-DF propôs ao relator parcial, deputado Wasny de Roure (PT), uma emenda de relator, remanejando recursos para despesas de pessoal. O relator-geral, deputado Agaciel Maia (PR), também foi procurado e foi solicitado que ele apoie e busque alternativas no orçamento, de forma a assegurar a recomposição dos policiais civis em 2017. Na sala da comissão cabem cerca de 50 pessoas.
No mesmo dia, às 11 horas, ocorre umaa audiência pública na Comissão de Segurança Pública, da Câmara dos Deputados, no Plenário 6. A audiência foi provocada pelo deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) e foi convidado o ministro da Justiça Alexandre de Moraes, para falar sobre a federalização da Segurança Pública da capital federal. No Plenário 6 cabem cerca de 60 pessoas.
É importante a presença dos policiais civis nessas duas agendas. A diretoria irá se revezar em ambos e sugere que a categoria também compareça. Não haverá ônibus. O acesso armado não é permitido em nenhuma das casas legislativas.
Na CEOF será analisado o relatório parcial, que deve prever um remanejamento de recursos para garantia da recomposição salarial dos policiais civis.
Na Câmara Federal será importante que um alto representante do governo federal seja informado que a falta de investimentos em segurança na capital federal tem gerado grave crise de insegurança.
A diretoria do Sinpol-DF reitera a importância do comparecimento em massa da categoria.