A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) reitera o alerta aos peritos criminais e médicos legistas sobre os prejuízos que a criação do Sindicato da Categoria dos Peritos Criminais do DF (Sinpoc-DF) acarretaria sobre toda a categoria policial.
Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para a criação do Sinpoc-DF, foi convocada, pelo grupo que defende a proposta, para esta segunda, 23, às 19h, na SQSW 306, Bloco C, Salão de Festa, pilotis, no Sudoeste, em Brasília.
O Sinpol-DF destaca a importância de, na ocasião de hoje, o assunto ser discutido de maneira ampla e democrática entre todos os envolvidos, favoráveis e contrários à proposta. A diretoria enviou ofício solicitando que toda a categoria possa participar. Veja aqui.
ENFRAQUECIMENTO DE TODOS
Para a diretoria, no entanto, essa separação tende a enfraquecer as lutas da categoria como um todo; fragmentando, assim, o poder que os policiais civis, unidos, têm. Além disso, o novo sindicato também terá dificuldades de montar uma nova estrutura para atender seus filiados, tanto administrativamente, quanto juridicamente e a tendência é que a mensalidade sindical seja alta.
A composição da atual diretoria teve representantes de todos os cargos indicados pelas associações e o diretor que representava os peritos criminais, por opção, abriu mão do mandato. O sindicato continua lutando por todos os policiais civis indistintamente.
O Sinpol-DF submeteu a criação do Sinpoc-DF à aprovação da categoria, em uma AGE convocada logo depois, mas a proposta foi rejeitada por unanimidade – dando aval a diretoria para defender a representatividade do Sinpol-DF e lutar para evitar qualquer tentativa de enfraquecimento da categoria.
O movimento de criação de outra entidade sindical, que tem a Associação Brasiliense de Peritos Criminais (ABPC) à frente, começou antes da atual diretoria do Sinpol-DF assumir a gestão do sindicato. Em março deste ano, representantes das duas entidades discutiram o assunto.
Em março de 2016, o processo que cuida da matéria no Ministério do Trabalho (MTE) teve uma rápida avaliação, passando por quatro seções em apenas um dia. Apesar da impugnação administrativa e recurso judicial impetrados pelo Sinpol-DF, o MTE determinou a ratificação de uma assembleia de criação ocorrida em 2014, o que deverá acontecer hoje à noite no Setor Sudoeste.
CONVOCAÇÃO
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) convoca toda a categoria a participar, nesta segunda, 23 de maio, às 19 horas, da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que irá deliberar a criação do Sindicato da Categoria dos Peritos Criminais do DF (Sindpoc-DF), na SQSW 306, Bloco C, Salão de Festa, pilotis, no Sudoeste, em Brasília.
JUNTOS SOMOS FORTES!
O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 99 197 197! Saiba mais.