Reunao com Sergio Sampaio Sec. Casa Civil DF - Paulo Cabral (29)
Gaúcho cobrou uma demonstração clara de que a Polícia Civil está entre as prioridades do GDF (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol e a diretoria do Sindepo participaram na manhã da última quarta-feira, 2, de uma reunião com Sérgio Sampaio, secretário da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF).

O encontro foi viabilizado pelo deputado distrital Claudio Abrantes (PT). Também participaram Igor Danin Tokarski, secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, e Fabrício Moser, assessor especial da pasta. O governador Rodrigo Rollemberg não pode participar, pois estava dando posse ao novo Secretário da Saúde.

Um dos pontos centrais de discussão foi o reajuste de 5,5% estabelecido para agosto de 2016 pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O Sinpol-DF voltou a cobrar um posicionamento efetivo do GDF quanto ao repasse desse percentual para os policiais civis.

As cobranças também se estenderam a outros pleitos, como a regulamentação do auxílio-moradia e a destinação prioritária do Fundo Constitucional para a Segurança Pública.

Reunao com Sergio Sampaio Sec. Casa Civil DF - Paulo Cabral (22)
A reunião ainda tratou do reajuste de 5,5%; diretoria cobrou a garantia de aplicação dele

Esses assuntos já haviam sido abordados quando houve uma reunião com Rodrigo Rollemberg, em janeiro – o governador prometeu marcar uma nova reunião para responder aos pleitos.

O deputado Cláudio Abrantes sugeriu ainda que o GDF apresente o calendário para nomeação dos demais aprovados no último concurso para os cargos de escrivão e agente de polícia.

VALORIZAÇÃO

Durante a reunião, o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, reforçou a expectativa da categoria por demonstrações mais claras de que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está entre as prioridades do governo.

“Apesar de a população do DF ter triplicado nos últimos 20 anos e o nosso efetivo ser praticamente o mesmo, nós temos batido recorde de prisões e apreensões e dado respostas imediatas aos crimes de repercussão”, observou Gaúcho – lembrando ainda que os policiais civis, em Brasília, atuam com uma cultura de excelência.

“Nós temos nos esforçado para dar a nossa contribuição, que é trazer a paz social, mas essa eficiência, muitas vezes, depende da capacidade de enxergar uma perspectiva que nos estimule: a valorização do nosso trabalho”, ponderou.

REIVINDICAÇÕES

Secretários do GDF e diretores do Sinpol-DF e do Sindepo-DF, além do deputado Cláudio Abrantes participaram da reunião
Secretários do GDF e diretores do Sinpol-DF e do Sindepo-DF, além do deputado Cláudio Abrantes participaram da reunião

Os reajustes para os policiais civis do DF, desde o ano de 2009, somam apenas 15,76%, enquanto outras categorias passaram por reestruturações e chegaram a ter seus rendimentos ajustados em até cerca de 100%. “Por isso, temos acumulado perdas inflacionários que, hoje, chegam próximo a 50%”, acrescentou Gaúcho.

“Levando em conta, por exemplo, que o reajuste de 5,5% já está posto, nós esperamos que a área financeira do GDF, numa próxima reunião, não traga só promessas, mas já nos apresente as condições orçamentárias que nos certifiquem que ele será garantido”, interpelou Gaúcho.

Sérgio Sampaio se comprometeu a repassar as reivindicações para o governador Rodrigo Rollemberg e provocar as discussões com as demais secretarias no sentido de trazer respostas objetivas em novo momento.

Ele ainda afirmou ser favorável a manutenção da paridade histórica que há entre a Policia Civil e a Policia Federal.

Segundo o secretário, uma próxima reunião deve agendada em até duas semanas, porém se as negociações entre a Federal e Governo Federal acontecerem antes, a data deve ser antecipada, com marcação inclusive com o MPOG.

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação