Dentro de algumas viaturas do Instituto de Criminalística (IC) foram encontrados equipamentos de rastreamento por GPS com tombamento de patrimônio da PCDF. Os policiais civis que utilizam esses veículos, no entanto, afirmam não ter ciência do que se trata ou qual a razão para os aparelhos terem sido fixados no interior dos veículos.
Por isso, nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o Sinpol-DF enviou um ofício ofício Direção Geral (DG) da Polícia Civil do DF (PCDF) pedindo esclarecimentos a respeito da situação, uma vez que todos os equipamentos possuem a plaqueta de identificação patrimonial da instituição.
O Sinpol-DF questiona por que os servidores não foram comunicados da instalação e se em outras unidades o procedimento também foi ou será realizado. A questão central, no entanto, é apontar a finalidade desses equipamentos e tornar pública qual normatização autoriza a fixação dos rastreadores.
No documento o sindicato solicita, ainda, que sejam especificadas as funções que estão em uso ou serão utilizadas, pois há a possibilidade de que, além do rastreamento por GPS, os dispositivos possam realizar a gravação de áudio ou até mesmo vídeo do interior das viaturas em deslocamento e em serviço.
JUNTOS SOMOS FORTES!