Na tarde desta quinta-feira, 18, foi realizada, na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a primeira reunião de 2016 entre a diretoria da entidade e os representantes sindicais.
Durante o encontro, foram discutidos assuntos como campanha salarial e estratégias de mobilização. O presidente do sindicato, Rodrigo Franco, o Gaúcho, iniciou a reunião relembrando que este será um ano de muitas lutas para a categoria.
“Devemos estar unidos e alinhados para ganharmos forças frente aos embates que teremos ao longo de 2016. Só teremos respostas positivas se trabalharmos em conjunto”, afirmou Gaúcho.
Quando pautada a campanha salarial, foi discutida a última reunião do Sinpol-DF com o governador Rodrigo Rollemberg, que tratou, sobretudo, da proposta de reajuste à categoria.
Na oportunidade, o governador se comprometeu a contatar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e intermediar uma reunião entre o sindicato e os governos Federal e Distrital.
O consenso foi que, assim que reabertas as negociações com o MPOG, os debates com os órgãos governamentais serão intensificados, a fim de que seja mantida a isonomia já existente entre a Polícia Civil do DF (PCDF) e a Polícia Federal (PF).
ATRIBUIÇÕES
Os representantes também foram informados de que, na próxima quarta-feira, 24, o Sinpol-DF se reunirá com o diretor geral da PCDF, Eric Seba, para tratar da pauta de reivindicações e diversos pleitos da categoria.
O Grupo de Trabalho (GT) responsável pela proposta de modernização das atribuições dos cargos finalizou suas atividades em novembro de 2015. Desde então, o sindicato aguarda um avanço quanto à reivindicação.
Na reunião com Seba, também serão tratadas questões como progressões funcionais, efetivo, auxílio-moradia, auxílio-saúde, GEAP, concurso de remoção, licença capacitação, entre outras demandas.
VISITA ÀS DPS
A fim de promover a aproximação entre a diretoria do Sinpol-DF e a base, Gaúcho afirmou que as visitas às delegacias de polícia serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, 22. A cada dia serão visitadas duas unidades, sempre no turno vespertino. Confira aqui o calendário.
A medida tem como objetivo estreitar o relacionamento com os policiais e receber suas demandas – para que as ações do sindicato estejam sempre em consonância com os interesses da categoria. As visitas também servirão para restabelecer a união conquistada na última mobilização, em setembro de 2015.