O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) participou na manhã desta quinta-feira, 21, do programa Retrato Falado na Rádio Ok. Rodrigo Franco, o Gaúcho, também cedeu entrevista à Rádio CBN e à Rádio Nacional nesta-feira sexta, 22. Nas participações, foram discutidos o aumento da criminalidade em Brasília e a necessidade imediata de melhoria das condições de trabalho Polícia Civil, sobretudo com a ampliação do quadro profissional.
“Hoje a Polícia Civil está com uma grave crise de efetivo. Nós temos 500 profissionais já prontos para trabalhar e o governo não os nomeia. Há recurso, há necessidade, mas não há vontade política”, destacou o presidente do Sinpol durante a entrevista. “Isso acaba gerando uma sensação de insegurança maior porque os crimes acabam não sendo investigados e os criminosos ficam impunes”, justificou.
Gaúcho observou também que “com poucos policiais no plantão, há uma sobrecarga de trabalho muito grande”, o que desencadeia o aumento de policiais afastados por problemas de saúde.. “Quem perde com esses problemas é a sociedade, que não tem acesso aos serviços com a qualidade que merece e sofre com o aumento da violência”, acrescentou.
Outro ponto abordado foi a assembleia geral realizada na tarde desta quinta, em frente ao palácio do Buriti, para pressionar o poder local, cobrando do Governo do Distrito Federal (GDF) a apresentação de soluções definitivas para os atuais problemas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A categoria decidiu paralisar as atividades por 24 horas na próxima terça-feira, 26, e dar início imediato à Operação Padrão.
Ouça aqui a entrevista à Rádio CBN.
Assista abaixo o vídeo do programa Retrato Falado. A participação do presidente do Sinpol inicia aos 47 minutos.
JUNTOS SOMOS FORTES!