Com informações do Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a operação, nesta quarta-feira (9/9), para desarticular organização criminosa especializada em furtos de veículos mediante fraude e falsificação de documentos. São oito prisões temporárias, 16 buscas e apreensões e três sequestros de valores.

A quadrilha possuía um modus operandi inusitado, mas que se mostrou altamente eficiente.

O esquema funcionava da seguinte forma: olheiros do grupo localizavam carros de interesse que estivessem estacionados em locais públicos. Após anotarem a placa desses veículos, falsificavam o CRLV, eles passavam a fazer contato com serviços de guincho.

Fingindo serem os verdadeiros proprietários, solicitavam aos guincheiros que rebocassem os carros até locais pré-determinados.

Para dar credibilidade, os criminosos enviavam pelo WhatsApp a cópia falsificada dos documentos dos carros e explicavam aos guincheiros onde eles estavam estacionados. Em algumas oportunidades, chegaram a se encontrar pessoalmente e entregar chaves falsas.

O responsável pelo guincho, ludibriado, se deslocava até o estacionamento indicado e encontrava o carro de acordo com as informações dadas pelos bandidos. Ao tentar entrar no carro para baixar o freio de mão, percebia que a chave não abria.

Chave errada

Nesses casos, entrava em contato por celular com o solicitante do guincho, momento em que era enganado novamente pelos criminosos, que diziam ter se equivocado e entregado a chave errada. Nessas conversas, os criminosos diziam estar com pressa e “autorizavam” o guincheiro arrastar o carro para cima do guincho.

Filiação