Com informações do Metrópoles

Ao menos 10 pessoas procuraram a Polícia Civil do Distrito Federal para denunciar casos de abusos sexuais supostamente cometidos por freis em uma paróquia de Ceilândia, no Distrito Federal. As testemunhas e possíveis vítimas foram ouvidas na 19ª Delegacia de Polícia (P Norte), em uma investigação que permanece em caráter sigiloso devido à delicadeza dos fatos narrados. Os relatos complexos e o grande número de depoimentos obrigaram a unidade policial a desmembrar as análises em oito casos.

As investigações apontam abusos supostamente cometidos contra cerimoniários, rapazes e moças que ajudam na celebração das missas. No altar, eles exercem função semelhante à dos coroinhas.

O caso veio à tona após publicações feitas em redes sociais. Nas postagens, fiéis expuseram prints de supostas conversas dos freis com os seus subordinados pela ordem hierárquica da igreja. Nos diálogos, nudes, filmes pornográficos, mensagens invasivas e de assédio.

Dois padres da Paróquia dos Evangelistas São Marcos e São Lucas, em Ceilândia, foram orientados a prestar depoimentos. Um deles registrou ocorrência na mesma delegacia, por calúnia e difamação.

Leia mais detalhes no Metrópoles

Filiação