Com informações do Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram a Operação Grabato, na manhã desta sexta-feira (15/05), com o objetivo de apurar supostas irregularidades em contratação emergencial, via dispensa de licitação, firmada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, para a construção do Hospital de Campanha do Mané Garrincha. A suspeita é de direcionamento no processo. O valor desse contrato firmado é de aproximadamente R$ 79 milhões.

A investigação é conduzida pela Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) em conjunto com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), do MPDFT. A ação também tem apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

As irregularidades, que foram inicialmente detectadas pelo MPDFT, estão relacionadas ao processo iniciado durante o período de emergência sanitária em razão da pandemia de Covid-19 na contratação de empresa para gerenciamento de aproximadamente 200 leitos no hospital instalado no Mané Garrincha, que está previsto para abrir as portas no próximo dia 20.

As investigações em curso, que resultaram em operação deflagrada nesta sexta-feira (15/05), alcançam os procedimentos de contratação de empresa para gerir as UTIs do Hospital da Polícia Militar do DF (PMDF) e de aluguel de ambulâncias, ambas relacionadas aos esforços de enfrentamento à pandemia.

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