Uma demanda antiga dos servidores do GDF deve sair do papel. O processo de criação de um plano de saúde voltado a esses profissionais chegou à primeira etapa nesta terça-feira (3/3), com a publicação do aviso de licitação no Diário Oficial do Distrito Federal. A chamada do pregão eletrônico, divulgada pela Secretaria de Economia, informa que as empresas interessadas em prestar serviços de gestão do plano poderão participar do certame em 17 de março, às 9h.
Diversas categorias de servidores pleiteiam o benefício há décadas. Em 2006, o então governador do DF, Joaquim Roriz, criou o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (Inas/DF) para implementar um serviço que funcionasse no modelo de autogestão, sem fins lucrativos, sem retenção de impostos e sem necessidade de registro na Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ao longo dos governos seguintes, a proposta passou por modificações no modelo de funcionamento, mas não vingou.
Em novembro, um edital foi publicado, mas acabou suspenso devido à necessidade de alterações no termo de referência. O projeto divulgado passou por adequações, nova modelagem e pesquisa antes de ser relançado, nesta terça-feira (3/3). A empresa vencedora ficará responsável por estruturar, operar e dar apoio à gestão do plano de saúde. A escolha será com base no menor preço e na garantia de cumprimento das exigências de capacidade de atendimento.