Do Metrópoles
O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta terça-feira (30/10), que espera se encontrar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na semana que vem, e receber dele uma indicação de nome para ocupar a Secretaria de Segurança Pública do DF. A expectativa é que Bolsonaro venha a Brasília para tratar da transição de seu governo a partir do dia 5.
“Ele [Bolsonaro] estará aqui na próxima semana. O secretário de Segurança atenderá as necessidades do DF e a governamental também. Vou deixar ele indicar e, caso isso não ocorra, vou trabalhar junto com ele por um nome”, afirmou Ibaneis.
Até as 16h30 desta terça (30), o nome de apenas dois integrante da equipe de Ibaneis tinham sido confirmados. Ainda no dia da eleição, domingo (28), ele disse, em sua primeira entrevista exclusiva, ao Metrópoles, que André Clemente será o seu secretário de Fazenda. Nesta terça, anunciou Éricka Filippelli na Secretaria da Mulher. Ela é nora do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB).
Homem de confiança do advogado, Clemente ajudou na elaboração do plano de governo. Ex-secretário da Fazenda e do Planejamento do DF, ele é auditor da Receita há 30 anos. Ele acumula no currículo experiência como secretário de Fazenda nas gestões de José Roberto Arruda (PR), Paulo Octávio (PP) e Rogério Rosso (PSD).
Em 2010, ainda no governo de Rosso, assumiu o Planejamento. Entre 2012 e 2014, foi secretário do Entorno por Goiás. Na eleição de 2014, disputou cargo de deputado distrital, mas não se elegeu.
Transição
Ibaneis decidiu que Paco Britto (Avante), vice-governador eleito, vai representá-lo na Comissão de Transição criada nesta terça (30) por decreto assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
A expectativa é que ainda hoje sejam anunciados os nomes de outros secretários. Conforme o Metrópoles divulgou, o governador eleito se reúne com o ex-titular da pasta Jofran Frejat (PR), e com Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos (SindMédico), para finalizar a escolha.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF) afirmou, durante agenda no Palácio do Planalto, na segunda-feira (29), que será cauteloso na escolha de sua equipe. Ele pretende se cercar de “boas experiências” e de especialistas no assunto para formar o que chama de “time dos melhores”. Segundo Ibaneis, a Saúde é “prioridade zero”.