Do G1
Números do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam a redução de mortes violentas no Distrito Federal. Ao mesmo tempo, mostram aumento de roubos e estupros. As estatísticas foram divulgadas na segunda-feira (30).
Em 2015, foram 694 homicídios no DF. No ano passado, caiu para 659: uma redução de 7%. Já sobre estupros, foram 624 casos em 2015, contra 666 no ano passado – aumento de 4,5%.
Com relação à quantidade de armas apreendidas, só no ano passado foram 4.213. Uma média de 11 armas por dia.
O anuário também mostra que o DF reduziu os gastos com segurança pública. Em 2015, foram R$ 251,49 por habitante. No ano passado, caiu para R$ 237,62.
O que diz a SSP?
Para coibir os diversos crimes, a pasta tem identificado, por meio das ocorrências registradas, os dias, horários e locais de maior incidência dos crimes. Desta forma, as forças de segurança conseguem elaborar estratégias de atuação com base nessas informações e fazer uma melhor distribuição do efetivo na rua, no caso da Polícia Militar, e uma melhor investigação dos crimes e desarticulação de quadrilhas, no caso da Polícia Civil.
Além disso, a SSP tem trabalhado de forma integrada com outros órgãos de governo para tentar reduzir a sensação de insegurança da população. Isso porque a segurança pública não depende apenas da atuação das polícias, mas também de cuidados na infraestrutura como, por exemplo, poda de mato alto, manutenção na iluminação pública, entre outros. Um exemplo dessa integração é o programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, que vem atuando para melhorar cada vez mais a infraestrutura das cidades.