Do G1-DF

Espaços localizados no SIA foram os primeiros locais abordados. Lojas cobravam R$ 250 pelo serviço; suspeitos também praticavam adulteração completa do veículo.

Lojas clandestinas que fazem emplacamento ilegal no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Distrito Federal, foram alvo de fiscalização da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (4). Os agentes cumpriram a primeira etapa da operação “Placa Legal”, que busca coibir a adulteração de veículos na capital, especialmente a produção e comercialização ilícita de placas.

Sobre o número de apreensões, a Polícia Civil informou ao G1, às 13h30, que “ainda não havia fechado o balanço da operação”.

Segundo levantamento da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), os estabelecimentos clandestinos cobram, em média, R$ 250 pelo emplacamento. Alteração de vidros e películas, chassi, motor e etiquetas também costumam ser ofertados no comércio ilegal.

Este tipo de serviço, segundo a Polícia Civil, “burla” o controle do Departamento de Trânsito (Detran) e facilita a ação de criminosos que roubam, desmontam ou revendem veículos.

“É um problema que deve ser eliminado. A placa é o primeiro item adquirido para a adulteração do veículo, dificultando a localização pelos órgãos de segurança pública”, explicou o delegado-chefe da DRFV, Marco Aurélio Vergílio.

Filiação