A Polícia Civil do DF (PCDF) prendeu na tarde desta terça-feira (4), às 15h, o líder de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do DF. O suspeito, Marcelo Martins Gomes, de 34 anos, que tem antecedentes de homicídio, foi preso no SIA, durante cumprimento de mandado de prisão preventiva. A organização criminosa foi desarticulada na BR-060, em fevereiro deste ano, durante a primeira fase da “Operação Irmandade”, quando foram apreendidas drogas, armas e munições.
A operação, realizada no dia 22 de fevereiro, prendeu seis pessoas por organização criminosa, tráfico de drogas e armas no pedágio de Alexânia, em Goiás. Eles traziam uma caminhonete lotada de maconha e cocaína, além de três veículos. Os entorpecentes e as armas foram trazidas de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
A organização criminosa atua há dois anos, realizou 15 viagens e lucrou R$ 7, 5 milhões, de acordo com avaliação do delegado-chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, Luiz Henrique Dourado. Sessenta policiais civis participaram da operação, com o apoio dos três helicópteros da Polícia Civil.
As investigações se iniciaram há seis meses. Os bandidos se tratavam por irmãos, o que inspirou o nome da operação.