Trafegar pela BR-450, conhecida como Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Norte, é um risco. A rodovia virou palco da prática de um crime cada vez mais comum. Até o momento, há relatos de que, pelo menos, três motoristas tenham sido vítimas nos últimos dias. A mais recente, uma aposentada de 61 anos, foi roubada no local na madrugada de ontem.
Em todas as situações, os criminosos agem da mesma maneira. Assim que escurece, eles colocam blocos de concreto no meio da pista e esperam algum motorista parar o veículo para anunciar o assalto. “Eu estava indo deixar uma amiga em casa quando avistei o bloqueio. Até consegui desviar, mas bati a roda do carro e tive que parar. Em seguida, chamamos o marido dela para nos socorrer. Assim que ele chegou, fomos todos abordados por dois homens, sendo um armado e com o rosto coberto”, relatou a aposentada.
Segundo ela, um deles parecia ser menor. Os dois levaram um celular, dinheiro e as joais da condutora. “Desde que fiquei viúva, não usava minha aliança, mas resolvi colocá-la nesse dia. Fiquei muito sentida”, lembrou. Ainda de acordo com a vítima, a dupla de criminosos só foi embora depois que o marido da amiga simulou que estava passando mal. Mesmo assim, pouco tempo depois, um deles foi preso pela Polícia Militar. “Eles saíram correndo, mas, depois do nosso carro, outro veículo caiu no golpe e teve os dois pneus furados. O condutor era um policial e conseguiu prender um dos suspeitos”, completou.
Além disso, há relatos de que um terceiro motorista também tenha sido assaltado na Epia Norte recentemente. “A sensação de insegurança é enorme. Não podemos mais passar pela rodovia”, concluiu ela, que conseguiu recuperar as jóias.
No comércio do km 10 da Epia Norte, onde os crimes costumam acontecer, o proprietário de uma oficina, Vicente de Paulo Torres da Silva, 61 anos, está assustado com a violência. “Eu trabalho e moro aqui há muitos anos. Essa noite ouvi um barulho muito forte, como se um carro tivesse batido. Isso é comum”, acrescentou.
Suspeito é preso em flagrante
Procurada pelo Jornal de Brasília, a Polícia Civil confirmou que um dos suspeitos, Bruno Alves Amorim, de 20 anos, foi preso em flagrante por um agente da PCDF ao ser abordado pelo criminoso na Epia Norte na madrugada de ontem. O policial estava acompanhado da namorada quando furou os pneus do veículo e foi obrigado a parar.
Segundo a corporação, enquanto pediam um carro pelo serviço de transporte individual de passageiros, o criminoso se aproximou e bateu com a arma no vidro do veículo. Também armado, o agente desembarcou e rendeu o autor. Já o seu comparsa, fugiu.
O suspeito foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), onde as ocorrências foram registradas. Bruno já foi recolhido à carceragem da PCDF.