Imagens gravadas por moradores de um condomínio de Samambaia, no Distrito Federal, filmaram o momento em que um grupo de ladrões rende uma idosa e uma criança e leva o carro da mulher na tarde do último domingo (17). Até a publicação desta reportagem, os ladrões continuavam foragidos, segundo a polícia.
Da janela do apartamento de um prédio da quadra 404, uma moradora filmou toda a ação. As imagens não mostram quantos homens são, mas um dos assaltantes entra pela porta do passageiro e retira a idosa e a criança do veículo.
Enquanto o ladrão acelera o carro, uma pessoa tenta se segurar à porta do veículo para evitar o crime, mas ela é derrubada na pista e os ladrões conseguem fugir. A todo momento os moradores gritam das janelas e pedem o socorro da polícia. Segundo a polícia, o carro foi recuperado.
Um roubo a cada 40 minutos
O Distrito Federal registra um caso de roubo ou furto de veículo a cada 40 minutos, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública. A média foi obtida a partir dos registros oficiais do governo, que apontam 1.137 roubos e furtos de veículos em maio útimo.
O roubo de veículo se caracteriza pela violência e ameaça à vítima. Quando não há agressão, o crime é chamado de furto. Os casos são tipificados de modo diferente no Código Penal.
Em maio, foram registrados 492 roubos e 645 furtos de veículos em todo o DF. O dado total mostra que 37 proprietários ficaram sem os carros por dia naquele mês.
Os veículos antigos e em bom estado de conservação são os principais alvos de furto, segundo a polícia. Eles são utilizados para retirada de peças e acessórios. Os automóveis novos são levados por homens para cometer crimes e venda do veículo, após adulteração do chassi.
O levantamento aponta que os órgãos de segurança conseguiram recuperar 330 dos 492 carros roubados. O número corresponde a 67,2% do total. Entre 2013 e 2016, houve um aumento de 41,1% nos casos de roubo e furto de veículos no DF. O analista de marketing Luiz Fernando Santana teve o carro roubado à noite, em frente ao bloco em que mora.
O especialista em segurança da TV Globo, Daniel Lorenz, dá dicas de prevenção: escolher lugares seguros para estacionar, como estacionados privados pagos e que tenham vigilância ou públicos e iluminados; evitar estacionar ao lado de veículos altos, porque eles podem servidr de cobertura para o posicionamento de criminosos; e verificar se há pessoas estranhas perto do carro.
Além disso, Lorenz recomenda que as pessoas não fiquem dentro do veículo quando ele estiver parado; que motoristas entrem e saiam rapidamente do carro e que avaliem as proximidades para colocar ou retirar crianças das cadeiras de transporte.
Fonte: G1 / BRASÍLIA