Do Metrópoles

Empresários que atuam em shoppings do Distrito Federal participaram de uma série de palestras nesta semana. A iniciativa é da Polícia Civil e teve como objetivo trocar informações e alertar os comerciantes para evitar golpes, furtos e roubos nos estabelecimentos. Na última terça-feira (26/4), uma joalheria do Taguatinga Shopping foi alvo dos criminosos. Eles fugiram levando um mostruário de bijuterias. A polícia ainda procura os suspeitos.

O encontro ocorreu na quinta-feira (28/4) na Academia de Polícia Civil (APC). Na ocasião, foram explicados como é o funcionamento da Polícia Civil, combate à criminalidade e também houve uma troca de informações entre comerciantes e policiais para aumentar a colaboração entre a polícia e o setor.

Os crimes de fraude praticados no interior dos shoppings foi o tema da palestra do delegado Jeferson Lisboa, da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (Corf).

Os delegados Fernando César Costa, da Delegacia de Repressão a Roubo e Furtos (DRRF), e Kléber Luiz da Silva, Assessoria Institucional da DGPC, falaram, respectivamente, sobre crimes contra o patrimônio e apresentação da estrutura da PCDF.

O agente de polícia Ademar Júlio, da Divisão de Inteligência Policial (DIPO), explicou sobre Segurança Orgânica.

A perita Nelice Roberta contou sobre o trabalho realizado pela Seção de Perícias em Audiovisuais e os crimes praticados no interior dos estabelecimentos.

O diretor-adjunto da Academia de Polícia ressaltou a importância do intercâmbio entre a polícia e os estabelecimentos na prevenção à criminalidade.

Casos
Outra joalheria do Taguatinga Shopping foi assaltada em fevereiro. Quinze minutos antes do fechamento da loja, um homem entrou no local e disse que queria comprar um presente para a namorada. Assim que uma funcionária o atendeu, ele mostrou uma arma e anunciou o assalto.

Em janeiro deste ano, o alvo foi o Boulevard Shopping, na Asa Norte. Vestidos de terno e roupa social, dois assaltantes, fortemente armados, renderam funcionários de uma joalheria e levaram várias joias.

A joalheria assaltada, Alianças e Serviços, fica em frente à praça de alimentação. Testemunhas contam que os criminosos saíram da loja com armas na mão. Nesse momento, o pânico tomou conta dos frequentadores do centro comercial. Assustados, saíram correndo em direção à parte do fundo da praça.

Filiação