Em desdobramento à Operação Expresso Seguro, que apreendeu quatro adolescentes suspeitos de terem assaltado 43 ônibus na Via Estrutural, a Polícia Civil localizou mais um integrante do grupo. Na ação, foi detido um garoto de 14 anos que participou de ao menos sete roubos. Ele estava em casa quando os agentes o apreenderam, na manhã de terça-feira (19/4).
As investigações foram feitas em conjunto entre a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a 8ª Delegacia de Polícia (SIA). Em pelo menos 18 ocorrências, os adolescentes usaram armas de fogo. No dia 22 de janeiro deste ano, eles atiraram contra o cobrador de um dos coletivos. A vítima foi socorrida e passa bem.
Segundo as apurações da Polícia Civil, em vários roubos, os adolescentes embarcavam no coletivo na Rodoviária do Plano Piloto pela manhã. Pagavam a passagem normalmente e seguiam rumo à Estrutural. Quando chegavam no local, anunciavam o assalto e, com o uso de armas de fogo ou facas, agiam com violência. Depois, cada um seguia para sua casa, na mesma região.
Os encontros dos adolescentes para o planejamento da prática dos roubos eram quase diários, segundo os investigadores. A Polícia Civil pediu a internação provisória dos cinco adolescentes por 45 dias. Vencido esse prazo, a Justiça pode decretar a internação dos infratores por até três anos.