Em 2014, a cada 2 minutos e 30 segundos, um veículo foi roubado ou furtado nas 27 capitais brasileiras, totalizando 213.472 veículos perdidos, uma alta de 2,74% em comparação a 2013. Os dados inéditos fazem parte dos levantamentos estatísticos do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou a coordenadora do Fórum, Olaya Hanashiro.

“Realmente precisa se olhar com mais cuidado a estes dados, ver onde estão acontecendo estes roubos e uma ação mais eficiente da polícia. Com uma ação de inteligência, olhar onde esta havendo uma incidência maior de roubo, verificar o que está acontecendo, se tem uma quadrilha ou pessoas atuando ali. Porque normalmente, alguns locais têm maior concentração de roubos. Precisa de maior cuidado sim, pois são índices altíssimos,” analisa a coordenadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A pesquisa aponta ainda que a frota cresceu 4,93% no período, a taxa de roubos e furtos para cada 100 mil veículos apresentou queda de 2,09%: recuou de 901 unidades para 882. Ela avalia que apesar da queda as taxas são muito altas na maioria das capitais brasileiras, e isso precisa ser combatido porque normalmente o roubo vem associado com a violência, gerando um aumento na taxa de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

A preocupação do fórum é tornar o anuário brasileiro de segurança pública acessíveis a todos: “a informação é essencial para poder entender qualquer fenômeno social, principalmente quando fala de fenômeno violento”, ressalta Hanashiro.

Fonte: EBC – Revista Brasil

Filiação